Marinha do Brasil avalia em Paris as capacidades o sonar 'Captas-4' Thales
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Marinha do Brasil avalia em Paris as capacidades o sonar 'Captas-4' Thales

Captas thales
|

A delegação da Marinha do Brasil presente este ano na feria Euronaval 2016 seguido de perto a apresentação da versão compacta o sonar Captas-4 de Thales. Com um formato modular, o sistema proporciona às fragatas o mesmo desempenho de detecção de seu modelo original, porém com uma redução de 20% no peso e ocupando menos espaço a bordo do navio ao incorporar um sistema otimizado de lançamento e recuperação da matriz rebocada.

Além disso, a versão compacta pode ser conteinerizada, tornando-se o único produto de seu tipo que pode ser mudado de navio para navio para maximizar a eficácia operacional.

O programa Prosuper previa escoltas com capacidade antisubmarino para a Marinha do Brasil, e seria o candidato natural para receber o Captas-4 (sonar rebocável). O sistema receberia amplo suporte prestado pelo Centro de Excelência em Sonares da Thales no Brasil.

Na atualidade, o Programa de Reaparelhamento da Marinha prevê a construção no Brasil de quatro corvetas CV03 Classe Tamandaré, e a Thales Underwater Systems propõe o sonar de casco KingKlip para esses navios, com o mesmo suporte de ciclo de vida proposto para o Captas-4.

A Thales está fornecendo à Marinha do Brasil sonares de tecnologia para os submarinos DCNS Scorpene, no âmbito do programa Prosub. Os dois primeiros conjuntos já se encontram em avançados estágios de fabricação na França e no Brasil.

Os sonares são um recurso estratégico, podem ser utilizados como instrumento de navegação, comunicação ou detecção de objetos na água ou em sua superfície; como meio de localização acústica ou para efetuar a medição das características dos alvos através da análise de seus ecos; e ainda podem ser incorporados em navios de superfície, submarinos e navios caça minas, bem como em pesquisas hidro oceanográficas, no monitoramento remoto de instalações submarinas e na proteção ao meio ambiente.

O lançamento deste sonar demonstra a capacidade de inovação da Thales em atender aos novos requisitos operacionais das forças navais. A versão compacta do Captas-4 fornece uma capacidade de guerra antisubmarino (ASW) de alto valor operacional a custo relativamente baixo.

Segundo fontes da Thales, qualquer fragata equipada com o Captas-4 compacto terá a mesma capacidade colaborativa de guerra antissubmarino que um navio maior especializado.

Imagens: Thales Underwater Systems / Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto