menú responsive
AMÉRICA | Plataformas
-/5 | 0 votos

DroneShow Segurança e Defesa 2019

O setor de drones debate no Brasil os usos na defesa e segurança

El evento DroneShow 2019 reunió a organismos de seguridad municipales, estatales y federales de Brasil.

El evento DroneShow 2019 reunió a organismos de seguridad municipales, estatales y federales de Brasil.

28/06/2019 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

O evento, que faz parte do DroneShow 2019*, reuniu órgãos de segurança municipais, estaduais e federais para troca de experiências e mostra de resultados sobre o uso dos drones e tecnologia embarcada, no combate ao crime, na busca e salvamento de pessoas e na fiscalização em locais públicos, dentre outros temas.

Também foi debatido o estágio atual da tecnologia empregada por drones nas forças armadas, tema apresentado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira.

A campanha “Drone Consciente” do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) deu início aos trabalhos.

O tema “Ações de orientação e fiscalização dos órgãos de segurança pública e das agências reguladoras junto aos operadores de drones” contou com a participação da Agência Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Defesa, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (PMBA), unidade com grande experiência na captura de drones e prisão de seus pilotos, durante voos ilegais em eventos turísticos e datas festivas populares no Estado da Bahia.

A seguir, foi debatido o tema “Desenvolvimento de treinamentos, rotinas e processos para uso de drones nos órgãos de segurança paulistas”, com a participação de técnicos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a maior do Brasil em efetivos e capacidade tecnológica aplicada e força responsável por disseminar os drones por todo o Estado de São Paulo.

Pouco conhecido do grande público, a “Utilização dos drones em tarefas de Perícia Criminal Federal para caracterização de diversos tipos de crimes” reuniu peritos da Superintendência de Polícia Federal em Brasília, que dividiram suas experiências singulares e demandas incomuns entre os presentes.

Os temas “Susceptividades de drones a ataques eletromagnéticos” e “Processamento de Imagens em Tempo Real” atraíram uma grande plateia de profissionais de segurança pública e forças armadas, culminando com um debate geral de encerramento focado na integração de projetos (interoperabilidade interagências) que preveem a utilização de drones para a realização de distintas tarefas de segurança pública.

* Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0 - A 5ª edição do DroneShow, realizada em São Paulo de 25 a 27 de junho de 2019 em conjunto com a 9ª edição do evento MundoGEO Connect, foi elaborada de forma disruptiva, alinhada à revolução da Indústria 4.0 - As feiras MundoGEO e DroneShow são eventos realizados anualmente pela empresa MundoGEO, líder na América Latina quando o assunto é a promoção de eventos e conteúdos no setor de soluções geoespaciais e drones. Os canais online da MundoGEO conectam mais de 120 mil profissionais de vários países latinoamericanos.

Imágenes: Roberto Caiafa / Drone Show 2019

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje