Embraer no KC-390: "Teremos futuros desenvolvimentos para expandir a sua capacidade multimissão"
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Embraer no KC-390: "Teremos futuros desenvolvimentos para expandir a sua capacidade multimissão"

KC 390 final assembly 08
|

Eventos como a Fidae 2018 ou o Paris Air Show 2019 confirmaram a maturidade industrial do programa e a viabilidade tecnológica/operacional do avião, que obteve todas as marcas de homologação nos diferentes países e legislações onde foi testado e aprovado.

O KC-390 chegou a sua primeira entrega, no dia quatro de setembro, fechando um espetacular ciclo de diez anos entre os estudos e planejamento, o critical review, congelamento de configuração, prototipagem e fabricação/montagem dos aviões iniciais, ensaios em voo, perda de um protótipo, sufoco orçamentário e registro da primeira venda internacional.

Para trazer até os leitores de Infodefensa as mais recentes atualizações do programa, formulamos uma série de perguntas para a direção da Embraer Defesa e Segurança, cujas respostas reproduzimos a seguir.

Entre as perguntas que Infodefensa fez a Embraer Defesa e Segurança sobre o Programa KC390, estavam algumas dúvidas sobre como o avião seria promovido pela Boeing e se o mercado de Defesa norte-americano entraria no negócio através da Lei Buy American Act. Perguntamos também se isso poderia determinar a criação de uma linha de montagem do KC-390 nos Estados Unidos e a relação disso com os empregos no Brasil.

Segundo a Embraer Defesa e Segurança “Seria prematuro entrar em detalhes de mudanças ainda em definição. O que podemos afirmar é que o KC-390 continuará a ser fabricado em nossa unidade fabril de Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo e acreditamos que, ao ser instituído a joint venture com a Boeing, essa parceria irá alavancar as vendas do KC-390".

Quando pontuamos que o KC-390 é um game changer na faixa de 26/29 toneladas e perguntamos se o projeto tem potencial para vendas no mercado civil de transporte de cargas/logística, a empresa respondeu que “A versão do KC-390 para o mercado civil de transporte faz parte do road map do produto desde o início dos nossos estudos. Acreditamos que, no momento certo, teremos sim essa versão e que, com suas características diferenciadas (grande capacidade de carga e maior velocidade) e por ser baseado num projeto totalmente novo (menor custo operacional), estaremos prontos para atender o mercado pelas próximas décadas".

Também chamamos a atenção da empresa para o fato de que a versão militar de transporte/IFR/lançamento de cargas e paraquedistas está madura e seu desenvolvimento está quase completo. Perguntamos se a EDS consideraria oferecer no mercado versões do KC-390 desenhadas para cumprir missões AEW & C, ISR ou mesmo adaptações do tipo Gunship e recebemos a seguinte resposta “Acreditamos no potencial do KC-390 e estamos certos que, conforme demandas do mercado, teremos futuros desenvolvimentos de versões específicas para expandir ainda mais a sua capacidade multimissão de atuação”.

Perguntada sobre o suporte a entrada em serviço do KC-390 na Força Aérea, a Embraer afirmou que “Com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota de aeronaves KC-390 no cumprimento das respectivas missões, a FAB e a unidade de Serviços & Suporte da Embraer assinaram um abrangente contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos. Pelo acordo, a TechCare, portfólio de soluções da Embraer, ficará responsável pelo suporte logístico e de engenharia, controle de manutenção, reparo de componentes, equipe de apoio para entrada em serviço, fornecimento de materiais e um módulo adicional que inclui análises estruturais, desenvolvimento de boletins de manutenção e pintura de aeronaves, entre outros serviços”.

Voltar ao especial



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto