A fabricante brasileira de motores TurboMachine anunciou a certificação do seu motor turbojato com 1000 lbf de empuxo, denominado TJ-1000, desenvolvido como uma motorização para ser utilizada em sistemas aerotransportados estratégicos (leia-se mísseis de cruzeiro, mísseis anti-superfície e similares).
Trata-se de um turbojato de carretel único, com um compressor axial transônico de quatro estágios, uma câmara de combustão anular de fluxo direto e uma turbina axial de estágio único — um design robusto e moderno com excelente relação empuxo-peso.
Para realizar o acionamento em voo logo após a ejeção do booster acelerador, o TJ-1000 utiliza cargas pirotécnicas de alta energia criadas para esse fim pela empresa parceira Edge of Space, garantindo que o míssil, após ser disparado para fora do seu canister, entre em funcionamento e inicie o seu voo até o alvo.
Esse motor brasileiro pode ser entregue ao cliente com um sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control) desenvolvido pela própria Turbomachine, garantindo controle preciso, maior segurança operacional e integração customizada com plataformas autônomas.
O TJ-1000 é classificado pelo Governo Brasileiro (Ministério da Defesa) como Produto Estratégico de Defesa (PED), e esse motor concluiu uma extensa campanha de validação que envolveram mais de 600 partidas bem-sucedidas, mais de 100 horas de operação acumulada sem falhas, teste de resistência com mais de 1 hora de operação contínua, desempenho comprovado em ambientes simulados, incluindo testes de exposição à água, e o mais importante, realização de uma campanha de voo, durante a qual esse motor quebrou o recorde de distância na base aérea onde foi testado.
O TJ-1000 representa um avanço significativo no fortalecimento da base industrial de defesa nacional, com tecnologia 100% brasileira pronta para enfrentar os desafios atuais e futuros, mas para que isso se materialize é necessário que ocorram encomendas, e o caminho é a exportação desse motor e demais capacidades.
Selecionado para ser o core do AV-MTC 300, o míssil de cruzeiro lançado do solo desenvolvido para o Exército Brasileiro pela contratada Avibras, o TJ-1000 é um sistema maduro, tecnologicamente atual e com excelente potencial de crescimento em performance, ampliando as opções de emprego e o surgimento de novas versões.
Com a crise financeira da Avibras Indústria Aeroespacial e Defesa, o enorme atraso de quase seis anos na entrega do Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes Astros 2020 e a falta de perpectivas com relação ao destino da empresa fabricante do míssil de cruzeiro AV-MTC 300, não restou outra opção a Turbomachine que redirecionar as vendas do seu motor TJ-1000 para o mercado de exportação.
Em paralelo com a falta de encomendas do mercado interno, as voltas com mais atrasos causados pela imprevisibilidade orçamentária nos programas estratégicos, a SIATT, outra empresa brasileira especializada em mísseis (Grupo EDGE), escolheu em abril de 2025, durante a LAAD, um motor turbojato turco (Kale Jet Engines), largamente operacional em sistemas de mísseis domésticos, para motorizar o seu novo MANSUP-ER com 200 km+ de alcance.
O novo míssil deverá ser adquirido inicialmente pelas Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos.