menú responsive
AMÉRICA | Armada
-/5 | 0 votos

Em substituição do Sea Skua britânico

Marinha do Brasil seleciona o míssil Rafael Spike ER para seu AH-11B Super Lynx


La Armada brasileña selecciona el misil Rafael Spike ER para sus AH-11B Super Lynx


08/06/2020 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

A Marinha do Brasil está recebendo os exemplares modernizados do helicóptero naval AH-11B Super Lynx, operados pelo 1º Esquadrão de Esclarecimento e Ataque, localizado na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia.

O novo míssil que irá armar esses helicópteros, segundo fontes na indústria, é o moderno e compacto RAFAEL SPIKE ER, de fabricação israelense.

Na versão lançada de helicópteros, o SPIKE ER tem alcance superior a 10 km, usando um link de rádio HF para guiamento.

A aeronave lançadora pode acompanhar toda a trajetória do míssil até objetivos como pequenas embarcações, no caso de alvos de superfície, blindados, carros de combate, casamatas, baterias antiaéreas e outros tipos de alvos encontrados em uma cabeça de praia, isso quando o helicóptero AH-11B Super Lynx operar apoiando o Corpo de Fuzileiros Navais durante um assalto anfíbio.

O míssil SPIKE ER possui grande precisão e sua cabeça de guerra é capaz de penetrar blindagens, concreto e outros materiais resistentes, permitindo aos helicópteros AH-11B Super Lynx atuarem como verdadeiros “snipers aéreos” sobre o campo de batalha, selecionando e destruindo alvos de alto valor das defesas do inimigo.

O contrato de aquisição desses mísseis encontra-se em avançado estágio de negociações, e o anúncio oficial de sua aquisição deverá ocorrer em breve.

Na Aviação Naval, o míssil israelense irá substituir com vantagens os antigos mísseis britânicos Sea Skua, já superados em desempenho pelas versões do SPIKE ER lançadas de helicópteros.

A integração desses mísseis na plataforma AH-11B Super Lynx deverá ser feita em conjunto pela Leonardo, fabricante do helicóptero, a israelense Rafael e a Marinha do Brasil.

 

Imagens: Rafael/Roberto Caiafa

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje