La Marina de Brasil incorpora dos lanchas blindadas adquiridas a DGS Defense
11/02/2021 | Belo Horizonte
Roberto Valadares Caiafa
O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), baseado em Salvador (Bahia), apresentou as forças de segurança e a comunidade marítima da região as novas Lanchas de Inspeção Naval Blindadas (LINB) Guaiúba e Caraúna em 8 de fevereiro.
As embarcações de ação rápida, equipadas com com proteção balística e câmeras termais serão empregadas nas atividades de patrulhamento na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e Porto de Salvador.
Com boa velocidade, autonomia e manobrabilidade, a lancha do tipo LINB ainda pode ser empregada como meio de pronta e rápida resposta em apoio aos órgãos de segurança pública do estado, nas ações conjuntas para a fiscalização das águas interiores e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais.
A área marítima citada apresenta características específicas, marcadas por águas rasas e presença de pedras. Tais situações representam risco e necessitam de embarcações com baixo calado, casco reforçado, dotado de resistência superior a impactos.
A LINB é um tipo de embarcação tática blindada de alto desempenho, utilizada com sucesso em várias operações militares por apresentar mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes ribeirinhos e litorâneos.
Construída com material de alto peso molecular, possui características como retardo de chama, grande reserva de flutuabilidade (casco com densidade menor que a água) e elevada capacidade de absorção de choques.
A lancha possui ainda sirene tipo polícia, luzes de navegação e de sinalização estroboscópica e pode ser equipada com metralhadoras de apoio de fogo em três reparos simples estrategicamente posicionados.
A LINB também é dotada de radar digital de alcance compatível com a área de atuação e sensores de apoio como uma moderna câmera termal para emprego em operações noturnas.
Adquiridas durante a realização da feira LAAD 2019 pela Marinha do Brasil, as lanchas de intervenção naval blindadas ou LINB são fabricadas pela empresa brasileira DGS Defense.
Na atualidade, a Marinha do Brasil utiliza 62 embarcações de diferentes tipos e capacidades fabricadas pela DGS Defense, e um dos modelos da empresa está sendo avaliado para compra por orgões de segurança nos Estados Unidos.
As LINB oferecem simplicidade de operação, alto nível de desempenho e manobrabilidade, casco com elevada resistência a impactos e abrasão, sistema de proteção balística que suporta disparos de calibre 7,62 mm x 51; suportes para armamento provendo grande volume de fogo, longo ciclo de vida e baixo custo de manutenção.
Classificadas como Embarcações Tubulares Rígidas Híbridas (ETRH), tecnologia exclusiva da empresa, as lanchas de intervenção naval blindadas apresentadas pela Marinha do Brasil deverão patrulhar toda a região do Recôncavo Bahiano e Bahia de Todos os Santos, trabalhando em parceria com a Polícia Militar do Estado da Bahia e outras forças de segurança locais.
© Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.
COTECMAR entrega dois Lanchas de Patrulha de Rios ao Brasil
A DGS Defense começará sua atividade nos EUA em janeiro de 2019
La Marina brasileña compra lanchas DGS para inspección del tráfico fluvial
DGS apresenta no Rio a evolução para a versão MK2 de seu lançamento tático
DGS presenta en Río la evolución a la versión MK2 de su lancha táctica