Brasil autoriza o pré-pagamento do KC-390
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil Contratación >

Brasil autoriza o pré-pagamento do KC-390

KCtaoPortugal
|

A autorização de reescalonamento de encargos da compra de cinco aeronaves KC-390 ao fabricante brasileiro Embraer, publicada no Diário da República de Portugal, por resolução do Conselho de Ministros, produz efeitos retroativos a finais de outubro.

Uma das metas contratuais relativas ao fabrico da primeira aeronave KC-390 de Portugal, a Estação de Montagem Estrutural - AC1, inicialmente prevista para ser paga em março de 2021 teve seu pagamento adiantado para outubro passado, porém essa antecipação de etapas contratuais depende de autorização do Estado Português.

O ministro da Defesa de Portugal, Senhor Gomes Cravinho, anunciou uma poupança de 3,5 milhões de euros com o pagamento adiantado de uma parcela (de um total de 827 milhões de euros), à brasileira Embraer pelos cinco aviões K-390, substitutos dos Hércules C-130.

Como o processo de fabrico está adiantado, Portugal optou por fazer o mesmo com os pagamentos, dessa forma amortizando parte do valor total do contrato de aquisição das cinco aeronaves, um simulador de voo e a manutenção dos aviões por 12 anos.

Esse contrato foi assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, em agosto de 2019, prevendo o pagamento em várias prestações até 2030.

A decisão de adiantar o pagamento foi tomada na reunião do Conselho de Ministros no dia 29 de outubro.

O primeiro destes aviões de carga e transporte tem entrega prevista à Força Aérea Portuguesa para março de 2023, seguindo-se mais um a cada ano, até fevereiro de 2027.

Os KC-390 são produzidos majoritariamente no Brasil, mas há componentes fabricados no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora.

Imagens: Roberto Caiafa/Embraer/FAP



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto