Hercules usados, o pior pesadelo para o Embraer KC-390
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Hercules usados, o pior pesadelo para o Embraer KC-390

KC-390 de la Fuerza Aérea Brasileña. Foto Embraer
|

As ações da Embraer (EMBR3, R$ 11,50, +14,09%) valorizaram mais de 14% na última quarta-feira (17/02), apesar do cenário ainda complicado para a fabricante de aeronaves em meio ao cenário de pandemia do coronavírus.

A valorização dos papéis da Embraer aconteceu depois que foi divulgado ao mercado negociações com a alemã Lufthansa sobre a troca de alguns pedidos de aeronaves maiores por modelos menores de longa distância, ajudando a adaptar a frota da empresa germânica a uma queda duradoura nas viagens de negócios intercontinentais, enquanto a crise do coronavírus aumenta a demanda interna.

As declarações de Carsten Spohr, CEO do grupo Lufthansa, aconteceram durante um Simpósio da London School of Economics.

Spohr confirmou que a Lufthansa está em conversas com a Embraer, cujos aviões regionais são operados pela própria Lufthansa e pelas subsidiárias Austrian e Air Dolomiti.

De acordo com analistas de mercado, os jatos da Embraer podem ser compreendidos como mais adequados para esse novo momento da aviação onde é preciso ter custos mais baixos possíveis.

Essa valorização começou a crescer quando a Embraer anunciou, na última sexta-feira (12/02) a entrega de 71 jatos no quarto trimestre.

Apesar de os números demonstrarem uma retomada de produção mais rápida que a esperada, e importante ressaltar que o último trimestre se mostra mais favorável para a realização de entregas e isso não pode deixar de ser observado.

Momento decisivo para o KC-390 Millennium

Para a divisão militar da Embraer, essa revalorização da empresa acontece em um momento crucial para o Programa KC-390 Millennium, que, como esperado e anunciado por muitos analistas, viu alguns potenciais compradores como Uruguai e Peru optarem pela compra do maior pesadelo do KC-390, aeronaves Hércules usadas, no caso, fornecidas pela Espanha, atualmente focada em manter em serviço sua frota de quadrimotores Airbus A400M Atlas.

Argentina e República Tcheca não confirmam suas compras de KC-390 mas continuaram produzindo peças e componentes para o programa da aeronave, mantendo empregos localmente enquanto as compras de Hungria e Portugal trouxeram um “gás” renovado ao programa.

O excepcional desempenho do KC-390 Millennium durante sua estadia nos Estados Unidos para participar da Operação Culminating permitiu a realização de comparações importantes para o futuro da aeronave, já que o avião brasileiro voou lado a lado com os Super Hércules C-130J e C-5 Galaxy da Força Aérea dos Estados Unidos e saiu-se muito bem.

Enquanto o único Antonov AN-178 em condições de voar é apenas um protótipo adquirido pelo Peru (que não tem garantias de que receberá seu exemplar) e outra aeronave do tipo encontra-se acumulando pó sem condições de voo em um hangar da Antonov na Ucrânia, antigos Hércules espanhóis, bastante usados, voltam a renovar a fé inabalável que militares sul-americanos devotam a equipamentos antiquados.

Com o recente anúncio da aposentadoria dos C-130 Hércules brasileiros a partir de 2024 (22 exemplares com sete operacionais na atualidade), a possibilidade de a Força Aérea Brasileira inundar o mercado com células de C-130 usados em breve deve deixar muita gente na Embraer preocupada.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto