Brasil promove a renovação de seus helicópteros Super Lynx
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Brasil promove a renovação de seus helicópteros Super Lynx

Super Lynx Brazilian Navy11
|

A Marinha do Brasil (MB) é um tradicional operador do helicóptero LynxSuper Lynx, adquiridos inicialmente para o programa das fragatas Classe Niterói (seis navios) e armados com torpedos MK-46 ou mísseis antinavio Sea Skua guiado por radar semi-ativo (alcance de 20 km). Na atualidade, oito exemplares estão sendo submetidos a uma extensa modernização nas instalações da Agusta Westland no Reino Unido. Avaliado em US$ 160 milhões, o contrato inclui novos motores LHTEC CTS800-4N, de 1.362 shp de potência cada (dois por aeronave), instalação de três telas multifuncionais; novos processadores táticos; navegação baseada por satélite; sistema de prevenção de colisões aéreas (Traffic Collision Avoidance System TCAS); sistema de pouso por instrumentos (ILS); radar warning receiver (RWR, alerta de detecção de radar); novas medidas de vigilância eletrônica; lançadores de chaff/flare; novo guincho acionado eletricamente e cockpit totalmente integrado com óculos de visão noturna.

Novo helicóptero utilitário

A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAer) coordenou entre os dias 08 a 10 de abril, em conjunto com Helibras e Airbus Helicopters, uma demonstração do helicóptero H145 na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), usando instalações do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). O desempenho da aeronave foi avaliado em proveito dos estudos de exequibilidade para obtenção de novos Helicópteros de Emprego Geral de Pequeno Porte.

Foram realizados voos simulando perfis de missão SAR (da sigla em inglês Search and Rescue), transporte de pessoal, transporte de carga externa, além de procedimentos de emergência. Adicionalmente, foi realizado um pouso a bordo do Navio Polar Almirante Maximiano, atracado no Arsenal de Marinha, no dia 13 de abril, para a confirmação de desempenho e espaço ocupado entre a aeronave e o hangar do navio.

As informações disponíveis permitirão escolher qual aeronave atenderá melhor aos requisitos do programa Helicópteros de Emprego Geral de Pequeno Porte. Além do H145, o Bell 429 WLG também foi avaliado. Ambos estão no Relatório do Estudo de Exequibilidade do Projeto UHP, novo Helicóptero de Emprego de Geral de Pequeno Porte (UHP), que visa substituir aeronaves UH-12 e UH-13 da Marinha do Brasil.

Foto: Marinha do Brasil



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto