Brasil ressuscita tanque Osório 120mm para o centenário das forças blindadas
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil ressuscita tanque Osório 120mm para o centenário das forças blindadas

|

O Pelotão de Manutenção do 6º Regimento de Cavalaria Blindado, sob a liderança do Sargento Especialista Capoani, logrou retornar ao funcionamento para rodagem o protótipo EE-T1 Osório com canhão de 120mm recentemente recebido naquela organização militar após ser trasladado de Santa Maria, onde encontrava-se preservado em exposição estática no Centro de Instrução de Blindados, organização referência do Exército Brasileiro.

Enquanto esteve no C I Blnd, o Osório 120mm manteve uma excelente conservação mecânica, exceto pelo seu sistema de frenagem, o que determinou que ficasse estocado em indisponibilidade durante anos, nas garagens ocupadas por Leopards, Gepards e Guaranis.

Com a chegada das comemorações do Centenário das Forças Blindadas do Exército Brasileiro (1921/2021), foi lançado o desafio de "safar" as panes do EE-T1 e colocá-lo em funcionamento, tarefa aceita pelos militares do 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), baseado na cidade de Alegrete, também no Rio Grande do Sul.

Snapshot 33

Desafio aceito, o carro de combate foi transportado até o 6º RCB e lá a equipe do sargento especialista Capoani realizou a revisão do motor e seus sistemas, esteiras, chassi e sistema de frenagem/freios, dando segurança na operação e permitindo desenvolver velocidades bem próximas da condição normal de emprego.

O Osório 120mm não está funcional como sistema de armas (tiro e combate) , mas seu retorno a funcionalidade de rodagem tem um simbolismo quase mítico no ano em que as Forças Blindadas do Exército Brasileiro comemoram o seu centenário e as expectativas de novas aquisições movimentam o mercado de blindados de esteiras e sobre rodas.

Acredita-se que esse veículo terá um papel cerimonial especial no desfile militar de Sete de Setembro de 2022, ocasião em que serão comemorados duzentos anos da Independência do Brasil.

O "imortal" EE-T1 Osório, um épico fracasso da Indústria de Defesa Brasileira

Com dois protótipos fabricados nos anos de 1980 pela extinta empresa brasileira Engesa (Engenheiros Especializados S/A), o carro de combate ou Main Batlle Tank EE-T1 Osório, armado com canhão de alma lisa de 120 mm e equipado com sofisticado sistema de tiro e sensores, proteção blindada e potente motor MWM, dentre outras avançadas características, foi a tentativa brasileira de entrar no mercado de carros de combate avançados. Uma aposta que quase deu certo mas que custou a falência da Engesa.

Snapshot 27

Os dois protótipos, o outro  existente sendo armado com canhão de 105 mm e sistemas simplificados, foram submetidos a extensos testes de avaliação para clientes internacionais, e o EE-T1 de 120mm logrou vencer nos quesitos técnicos as primeiras versões dos então novíssimos M-1 Abrams (Estados Unidos), Leopard II (Alemanha), Challenger (Reino Unido) e AMX-40 (França), durante avaliações para compra pelo Exército da Arábia Saudita.

Porém, o peso político e econômico dos norte-americanos se fez sentir, e dúvidas sobre a capacidade da Engesa fabricar o Osório em quantidade dentro dos prazos requeridos pelos sauditas selaram o destino do blindado.

Sofisticado demais para o Exército Brasileiro da época, que ainda utilzava o vetusto M-41C Walker Bulldog, além de ser considerado caro de adquirir e manter, o Osório apresentava uma coleção de componentes importados de fornecedores da Europa e outras regiões, tornando sua manutenção uma logística quase impraticável. 

Snapshot 31

A negativa do Governo Brasileiro em adquirir o blindado, mais algumas apostas temerárias da direção da Engesa acabaram por selar o destino da empresa, que faliu e ainda gerou uma disputa judicial com o Exército pela posse dos dois protótipos.

Enquanto o Osório 120mm encontra-se no sul do Brasil, preservado e rodando, o Osório 105 mm encontra-se "estocado" no Museu Militar Conde de Linhares, no Rio de Janeiro, em condição de conservação bastante ruim e exposto ao clima.

Png transparent main battle tank ee t1 osorio military merkava world war ii posters from the soviet union mode of transport self propelled artillery vehicle





Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto