Força Aérea Brasileira recebe mais dois caças F-39E Gripen
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >
Aquisição

Força Aérea Brasileira recebe mais dois caças F-39E Gripen

Os aviões devem começar a operar a partir da Base Aérea de Anápolis entre os próximos novembro e dezembro
|

Chegaram ao Brasil no último sábado (25/09) mais dois caças Saab F-39E Gripen destinados a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Os caças F-39E de matrícula FAB 4103 e FAB 4104, fabricados na Suécia, fazem parte de um primeiro lote de 36 jatos encomendados. 

Um primeiro caça protótipo chegou ao Brasil em 2020 e está no Brasil juntamente com a Embraer para testes e melhorias. Dois foram entregues em abril último, e mais dois devem chegar antes do fim de 2022.

Snapshot 462

(Imagen: Leandro LS)

O navio holandês Minervagracht, operado pela mesma empresa que transportou dois caças Gripen E em abril deste ano, entrou no porto em Itajái na noite de sábado. No domingo durante o dia os aviões foram retirados do navio e tiveram as rodas dos trens de pouso reinstaladas para o traslado por terra.

O translado do porto para o aeroporto foi feito no início da madrugada de segunda-feira (26/09) para não atrapalhar o trânsito local.

Snapshot 464

(Imagen: Leandro LS)

Após uma preparação no aeroporto, que envolve a remontagem, testes estáticos e uma corrida na taxiway, os dois jatos devem decolar e seguir destino para Gavião Peixoto, onde fica a sede da Embraer Defesa e Segurança e as instalações do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC) operado pela Saab do Brasil.

A previsão é de que os caças F-39E Gripen deverão iniciar as primeiras operações na Base Aérea de Anápolis em novembro/dezembro de 2022.

Um total de 36 caças foram encomendados em 2014, ao custo de 4,5 bilhões de dólares (R$ 23 bilhões), prevendo a transferência de tecnologia, com a construção de parte das unidades do lote sendo realizada em território brasileiro. 

Uma compra adicional de 4 jatos para o primeiro lote já foi confirmada em abril deste ano, e uma negociação para um segundo lote de 26 caças está em andamento.

Snapshot 467

(Imagen: Leandro LS)



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto