Exército Brasileiro publica requisitos para armar os Fennec e Pantera K2
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >
Modernização

Exército Brasileiro publica requisitos para armar os Fennec e Pantera K2

O projeto SIAAIH 24 da Aviação do Exército vai entregar uma nova capacidade de ataque e de comando e controle
Pantera e Fennec EB credito Helibras
Modernizados, Pantera K2 e HA-1M vão receber novos sistemas de armas. Foto: Exército Brasileiro
|

O projeto do Sistema de Armamento Axial e Imageamento de Helicópteros (SIAAIH) 24 da Aviação do Exército vai entregar uma nova capacidade de ataque (especialmente a noite) e de comando e controle, usando os helicópteros modernizados Pantera K2 e HA-1M  do Exército Brasileiro como plataforma. 

Pantera K2 Helibras CAIAFA

Um Pantera K2 modernizado no pátio da Helibras. Foto: Roberto Caiafa

Todos os componentes do SiAAIH são compatíveis com o uso de óculos de visão noturna (OVN) de 3ª Geração, classe “B”, os pilotos voando os novos HMD ou Helmet Mounted Display a serem adquiridos, junto com os novos Electro-Optical Platform (EOP) com sensores Infrared (IR), (modos white-hot e black-hot) e sensor Camcorder - CCD TV colorido; o novo sistema de comunicações integrado deverá ser capaz de receber e enviar dados gerados por esses sensores, assim como disponibilizar dados para a manutenção e análise review em treinamentos. 

Esse setup vai disparar foguetes de 70mm e acionar metralhadoras de 7,62mm/12,7mm com uma precisão nunca antes alcançada pela Aviação do Exército, maximizando a letalidade dessa combinação de armamento.

A novidade em poder de fogo realmente moderno é a inclusão dos mísseis ar-solo Rafael Spike LR2 de 5a geração. 

Mlu fennec 2019

O HA-1M Modernizado na fábrica da Helibras. Foto: Helibras

O Spike LR2 é um míssil do tipo “dispare e esqueça” com cabeça de guiamento inteligente talhado para engajamentos de longa distância sendo operado pela infantaria, veículos blindados, helicópteros de ataque e embarcações navais. 

Destinado inicialmente para emprego a partir de aeronaves turboélice de ataque leve de asa fixa e plataformas de reconhecimento armado, o Spike LR2 é otimizado para combates ar-superfície dia/noite em todos os climas contra alvos estáticos ou em movimento, incluindo artilharia de defesa aérea em camadas (ADA — Air-Defence Artillery), sistemas móveis de mísseis terra-ar, plataformas terrestres blindadas e infraestruturas localizadas em áreas urbanas.

Helibras e Safran irão certificar câmera multiespectral Euroflir 410 para helicópteros

A torreta estabilizada Electro-Optical Platform (EOP) com sensores Infrared (IR). Foto: SAFRAN

Foto: Roberto Caiafa

Boletim do Exército nº 51, de 23 de dezembro de 2022 - 29 

PORTARIA – EME/C Ex Nº 933, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2022

Aprova os Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais do Sistema de Armamento Axial e de Imageamento para Helicópteros (SiAAIH)

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 4º, inciso X, do Regulamento do Estado-Maior do Exército (EB10-R-01.007), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.780, de 21 de junho de 2022, e em conformidade com o art. 7º, § 2º, combinado com o Bloco nº 3, Anexo B, das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 233, de 15 de março de 2016, resolve: Art. 1º Aprovar os Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais do Sistema de Armamento Axial e de Imageamento para Helicópteros (SiAAIH) (EB20-RTLI-04.047), 2ª Edição, 2022, que com esta baixa.

Brasil compra 100 misiles Spike-LR a Rafael por 19 millones de dólares

O míssil Spike LR2. Foto: Rafael



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto