O brasileiro Otávio Rodrigues, novo comandante da missão de paz no Congo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

O brasileiro Otávio Rodrigues, novo comandante da missão de paz no Congo

O general do Exército Brasileiro assumirá o comando da missão em março e ficará a cargo de cerca de 15.000 militares de 50 países
CongoBR 1
|

O General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, do Exército Brasileiro, foi escolhido pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o novo Comandante Militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo, a MONUSCO, em substituição ao General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa.

Com mais de 40 anos de serviço, o General Miranda Filho, que ocupava o cargo de Comandante da 8ª Região Militar, já havia integrado uma missão de paz da ONU (a UNMIS, no Sudão do Sul), como observador militar e integrante do estado-maior do Force Commander daquela missão.

Congobr3

O General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, do Exército Brasileiro

Ao assumir a função, em março de 2023, o novo Force Commander contará com um efetivo aproximado de 15 mil militares, de cerca de 50 países contribuintes de tropas da ONU.  

Os principais objetivos são a proteção de civis, a facilitação da ajuda humanitária e o desarmamento de combatentes desmobilizados e, neste ano de 2023, o apoio à realização das eleições em dezembro.

Desde abril de 2013, é a quinta vez que a MONUSCO conta com um comandante brasileiro, o que é uma honra para o Brasil, dada a relevância e o destaque internacional da função.

A República Democrática do Congo (RDC), localizada na região central do continente africano, possui sérios problemas sociais e diversos conflitos armados. 

Apesar de ser um dos maiores países do mundo em extensão territorial e de possuir muitas riquezas naturais, seu índice de desenvolvimento humano é muito baixo, enquanto o de mortalidade infantil é muito alto.

Congobr2

Foto: ONU/EB



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto