Brasil adquire cinco radares RMT 0200 da Iacit
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil adquire cinco radares RMT 0200 da Iacit

A rede de radares adquirida pela Aeronáutica contribuirá para a segurança e eficiência dos voos no país sul-americano
IACIT FAB Airspace Contrato RMT0200 Foto 01
Luiz Teixeira, presidente da IACIT, e o Brigadeiro Engenheiro Alex, presidente da CISCEA. Foto: IACIT
|

A empresa estratégica de defesa IACIT Soluções Tecnológicas e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram na última quarta-feira (8), na Suíça, um contrato para fornecimento de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200 Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido

A rede de radares ampliará a cobertura meteorológica do espaço aéreo brasileiro e contribuirá com a segurança e a eficiência dos voos no território nacional.

A cerimônia de assinatura ocorreu durante a Airspace World 2023, que começou nesta quarta-feira e segue até sexta-feira (10), em Genebra.

O documento foi assinado pelo presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, e pelo presidente da IACIT, Luiz Carlos Paiva Teixeira

O diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, acompanhou a cerimônia.

Combinando tecnologias em estado da arte, o RMT 0200 é capaz de fornecer informações sobre a localização e apoiar o monitoramento de fenômenos meteorológicos a longas distâncias, em tempo real (nowcasting). 

Esse radar da IACIT fornece dados minuciosos sobre formação e características dos eventos atmosféricos, sendo capaz de classificá-los de acordo com sua natureza e severidade, informações cruciais para a segurança e gestão do tráfego aéreo.

IACIT FAB Airspace Contrato RMT0200 Foto 002 ok

Eliana Teixeira, diretora de RH da IACIT; Major Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, vice-diretor do DECEA; Tenente-Brigadeiro do Ar Alcide Barbacovi, segurando uma maquete do Radar RMT 0200; Luiz Teixeira, presidente da IACIT; diretor de Marketing e Vendas da IACIT, Gustavo de Castro Hissi, e o presidente do CISCEA, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski. Foto: IACIT

Trata-se do único radar meteorológico Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido desenvolvido e fabricado no Brasil, e foi classificado como Produto Estratégico de Defesa (PED) pelo Ministério da Defesa do Brasil, em 2019.

Os radares adquiridos pelo DECEA farão parte de uma rede de monitoramento do espaço aéreo brasileiro. 

Eles serão integrados ao sistema WEBRADAR, utilizado pelo Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), para a análise de dados, supervisão e operação de radares meteorológicos e apoio a operações de prestação de serviços de meteorologia aeronáutica como o VOLMET.

A implantação da rede de Radares Meteorológicos atende ao planejamento da CISCEA, órgão responsável pelo planejamento e implantação dos ativos de vigilância e controle do espaço aéreo em todo o Brasil.

Para o presidente da IACIT, este contrato com a FAB ratifica a eficiência e a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela empresa, que em maio próximo completa 37 anos de atividades.

“O fornecimento desses cinco radares RMT 0200 reforça nossa parceria com a Força Aérea Brasileira, em especial com o DECEA, visando o contínuo desenvolvimento, implantação e aprimoramento de meios que contribuam para uma maior consciência situacional e eficiência do gerenciamento do espaço aéreo brasileiro”, disse Luiz Teixeira.

RT0200 IACIT

O radar RMT 0200 em estado sólido, compacto e altamente capaz, um produto brasileiro. Foto: IACIT



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto