Bombeiros de Minas Gerais compra dois helicópteros H145 HEMS da Airbus por 31 milhões
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Contratación (Portugués) >

Bombeiros de Minas Gerais compra dois helicópteros H145 HEMS da Airbus por 31 milhões

Capa HEMS1
O H-145 HEMS conquista seu primeiro cliente no Brasil, o CBMMG. Foto: Airbus Helicopters
|

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais assinou o contrato que confirma a compra de dois helicópteros H145M HEMS de cinco pás junto a Airbus Helicopters (Helibras) por um valor declarado (novembro de 2022) de R$ 157.572.750,00.

Esses dois exemplares serão destinados para o serviço aeromédico de emergência que o Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG presta no Estado de Minas Gerais, e devem equipar bases de cidades no interior (Governador Valadares e Juiz de Fora), já que um H-145 mais antigo, de quatro pás, opera na base da capital, Belo Horizonte (Arcanjo 04).

HEMS

Os novos helicópteros são os primeiros H-145 HEMS (helicopter emergency medical services) operados na aviação de segurança pública brasileira. Arte: Airbus Helicopters

Essas máquinas irão prestar serviços médicos de emergência e executar missões de busca e salvamento e são os primeiros H-145 HEMS (helicopter emergency medical services) operados na aviação de segurança pública brasileira, capazes de executar missões primárias ou secundárias com desenvoltura.

Sua cabine desobstruída foi projetada especificamente para atender aos requisitos estabelecidos pelas agências reguladoras médicas brasileiras. 

A espaçosa cabine acomoda uma ou duas macas com rodas (portas de entrada/saída corrediças e portas concha na traseira) e dispõe de suítes parciais ou completas de equipamentos médicos para operação de três a cinco equipes médicas. 

H145 EMS KitA configuração médica é fornecida pela Air Ambulance Technology. Foto: Airbus Helicopters

A configuração médica é fornecida pela Air Ambulance Technology e inclui três cilindros de oxigênio; um ventilador pulmonar, duas bombas de infusão; um cardiodesfibrador com monitor multiparamétrico, duas macas para transporte de doentes adultos ou pediatras, e uma incubadora neonatal, quando configurada para transporte neonatal.

O novo conjunto de aviônicos Helionix permite operação HEMS segura e fácil sob condições desafiadoras. Com seu baixo nível de ruído externo, o H145 de cinco pás permite operações amigáveis à vizinhança em hospitais e áreas urbanas.

“O Brasil merece ter serviços médicos de emergência de helicóptero de primeiro nível para proteger a sua população. Este contrato demonstra o crescente interesse nacional em prestar essa assistência inigualável e a Helibras (Airbus Helicopters), o único fabricante de helicópteros no Brasil, quer apoiar as autoridades no desenvolvimento destes serviços essenciais”, diz o seu presidente, Jean-Luc Alfonsi.

Jean Luc Alfonsi

O presidente da Helibras,  Jean-Luc Alfonsi. Foto: Airbus Helicopters

A versão de cinco pás oferece um adicional de 150kg de carga útil e níveis de vibração mais baixos

O novo desenho do rotor principal, sem rolamentos, além de facilitar a manutenção, garante maior conforto em voo, um fator importante para este tipo de operação. 

Além disso, o grande diferencial do H145, combinado com os novos esquemas aeromédicos, permite à equipe médica atender o paciente com equipamento para tratamento intensivo, ou transportá-lo para um hospital com mais agilidade.

Existem cerca de 500 helicópteros da família H145 realizando missões de atendimento a emergências aeromédicas em todo o mundo. 

No total, há mais de 1.600 helicópteros da família H145 em serviço, com mais de sete milhões de horas de voo.

H145 hicamsA espaçosa e sofisticada cabine de um H-145M HEMS. Foto: Airbus Helicopters



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto