Helibras entrega o primeiro EC 725 para a Presidência da República do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Helibras entrega o primeiro EC 725 para a Presidência da República do Brasil

EC 725 GTE VIP1
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Uma cerimônia na Base Aérea de Brasília, DF, marcou a entrega do primeiro helicóptero EC 725 das duas unidades encomendadas para servir de transporte VIP para a Presidência da República do Brasil e ser operado nessa tarefa pelo Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa entrega faz parte do contrato firmado com o Ministério da Defesa em 2008 que prevê a produção no Brasil pela Helibras de 50 novos helicópteros do modelo, sendo que 48 deles serão distribuídos equitativamente para a FAB, Exército do Brasil e Marinha do Brasil.

Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras, disse na ocasião que o objetivo da empresa é alcançar um índice de nacionalização de 50%, no processo de fabricação dessas aeronaves, o que deve acontecer ao longo de 2014. O executivo destacou que a concretização desse projeto contribui com o desenvolvimento da indústria nacional que atua no setor aeroespacial, uma vez que foram firmados até o momento contratos com 15 fornecedores brasileiros de peças e serviços.

Também presente ao evento, o Ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que o papel do governo brasileiro é o de estimular a indústria do país. Amorim assinalou que há uma forte preocupação do Brasil e da presidenta Dilma Rousseff de que é preciso impulsionar a indústria nacional, especialmente à dedicada ao setor de defesa pelo que ela representa diretamente ou pelo que ela traz de possibilidades de alavancar outros setores industriais na área de tecnologias de ponta.

Para atender o contrato firmado com o Ministério da Defesa envolvendo a produção de helicópteros EC 725 para as Forças Armadas e da versão civil EC 225 configurada para cobrir as necessidades das operações “offshore”, ou seja, de transporte entre continente e plataformas marítimas de extração de petróleo, a Helibras ira inaugurar em breve sua nova linha de produção em Itajubá (MG). Com esse movimento, a Helibras, uma empresa subsidiaria do grupo europeu Eurocopter, será a única empresa da América Latina fabricante de helicópteros. Adicionalmente, a empresa espera adquirir expertise para que no prazo de 10 anos esteja apta a projetar e fabricar integralmente um helicóptero no Brasil, sendo que isso será possível graças à transferência de tecnologias através dos planos de expansão ora em andamento.

O contrato com as Forças Armadas permitiu, ainda, a qualificação de mão de obra local. A Helibras contratou e capacitou, desde então, mais de 400 empregados, com ênfase para engenheiros e mecânicos. Destes, aproximadamente 100 receberam treinamento da Eurocopter na França, por períodos de até um ano.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto