Helibras entrega mais um EC725 para o Exército
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Helibras entrega mais um EC725 para o Exército

0 EC725 EB HM Jaguar 5002 Caiafa
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – A Helibras entregou, neste mês de fevereiro, o terceiro helicóptero EC725 para o Exército Brasileiro (EB), seguindo o cronograma do programa H-XBR, que prevê o fornecimento de 50 aeronaves no âmbito do contrato firmado em 2008 com o Ministério da Defesa.

Esse foi também o marco inicial da terceira etapa do processo de transferência de tecnologia para o Brasil, que incluiu o desenvolvimento e a instalação do pacote de missão e flight line, testes de voo e pintura com a equipe da Helibras.

O helicóptero é configurado numa versão intermediária (Básica EB) entre aqueles já entregues ao Exército (CBV) e a versão final operacional, cuja qualificação está prevista para o segundo semestre de 2014. A versão básica traz uma configuração com alguns opcionais de missão mais simples em termos de desenvolvimento e integração. Já a versão CBV pode ser considerada uma versão standard, ainda sem equipamentos de missão solicitados pelo EB.

Versão operacional

Por sua vez, a versão operacional é específica para as missões de determinada Força. “São projetos desenvolvidos pela Helibras em conjunto com o cliente, para atendimento às necessidades de cada uma das Forças. Trata-se de sistemas novos, cujo projeto e processo de integração estão sendo feitos no Brasil”, explica Walter Filho, diretor do Centro de Engenharia da Helibras e responsável pelos projetos desenvolvidos para o EC725.

Esse terceiro exemplar possui 17 assentos-conforto para transportar tropas, blindagem nas portas e nos assentos do piloto e do copiloto e alguns equipamentos de missão. O tipo irá reforçar as operações do Exército na Copa do Mundo, que se inicia em junho. Até o momento, o EB já recebeu dois helicópteros EC725, que juntos, já completaram mais de 900 horas de voo.

Ao longo de 2014, a previsão é que 13 aeronaves sejam entregues para as Forças Armadas. A versão básica EB foi desenvolvida pelo Centro de Engenharia da Helibras e certificada pela autoridade militar brasileira DCTA/IFI. Essa certificação foi mais uma conquista do setor, que vem se desenvolvendo amplamente desde a entrada em vigor do contrato H-XBR, a ponto de se tornar o quarto pilar estratégico de engenharia da Airbus Helicopters em todo o mundo.

Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto