Suecos adquirem mais 15 da AKAER
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
importedlatam|||Po >

Suecos adquirem mais 15 da AKAER

140603 gripen saab diseno avion caza akaer02
|

(Infodefensa) São Paulo – Repetindo uma ação semelhante, levada a efeito em 2012, a SAAB adquiriu mais 15% da AKAER, uma empresa de engenharia com sede em São José dos Campos (SP), especializada no desenvolvimento de aero-estruturas e gestão de projectos Turn Key para os setores aeroespacial e de defesa, e diretamente ligada ao esforço industrial de produção do futuro Gripen EF para a Força Aérea Brasileira. O acordo abre o caminho para que a Saab aumente sua participação na empresa brasileira em até 40%, tornando a Akaer o braço técnico da empresa sueca no Brasil. A operação financeira foi o resultado de um empréstimo conversível de até 15% do controle acionário da Akaer, feito pela SAAB no ano de 2009, na ocasião da primeira compra. O prazo de carência para que essa opção fosse exercida ia até o ano de 2015

Em 2009 a AKAER já fazia parte de um acordo, assinado entre a SAAB e empresas brasileiras, para projetar, inicialmente, e depois fazer parte do esforço fabril, de partes da fuselagem central e traseira da nova aeronave, as duas asas, as portas dos trens de pouso e diversos outros componentes estruturais e carenagens. A partir de agora, a Akaer também terá maior responsabilidade no projeto do Gripen EF, com o desenvolvimento de toda a fuselagem da aeronave. No caso específico da versão F (biplace), que será inteiramente desenvolvida no Brasil, a AKAER exercerá, segundo os planos existentes, um papel ainda maior.

Mesmo com a demora na decisão da escolha do Gripen pelo Governo Brasileiro, técnicos e engenheiros dos dois lados concordam que o Brasil entrou no programa em um momento crucial, garantindo expressiva participação no desenvolvimento tecnológico conjunto, e na assimilação de novas técnicas por parte de indústrias brasileiras. A AKAER, com a certificação de segurança ISO 27.001 (título concedido às empresas que adotam rígidas normas de segurança, monitoramento e controle de acesso, comum para bancos e instituições financeiras) será a detentora da transferência de tecnologia mais sensível, a qual somente brasileiros terão acesso. A Embraer Defesa & Segurança (EDS), atuará como a grande integradora dos subconjuntos e será responsável pela montagem final, testes de integração em solo e de validação em voo, certificação e entrega ao cliente final, a Força Aérea Brasileira. O plano estratégico da AKAER como empresa integradora de aeroestruturas contou com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que aprovou um investimento de R$ 40 milhões, no âmbito do programa Inova Aerodefesa, anunciado recentemente. O projeto do Gripen EF contará com a participação de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e da empresa ThyssenKrupp.

Imagens: AKAER e SAAB do Brasil



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto