O Exército Brasileiro testa o software Wise de Saab em um exercício de simulação
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

O Exército Brasileiro testa o software Wise de Saab em um exercício de simulação

Leopard 1A5 FOGO 1
|

No final de setembro, o Exército Brasileiro encerrou um dos maiores exercícios de simulação integrada da América Latina, a Operação Centauro 2015, com a participação de 386 militares. O software Wise, da Saab, foi utilizado pela força terrestre integrando as simulações viva, virtual e construtiva, realizadas em locais diferentes no Rio Grande do Sul.

A simulação viva aconteceu no Centro de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), na cidade de Rosário do Sul, simultaneamente a virtual, desenvolvida no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), em Santa Maria, e a construtiva, conduzida no Centro de Adestramento Simulado de Postos de Combate (CAS-PC), também em Santa Maria, distante cerca de 150 quilômetros da Viva.

As três modalidades foram integradas a partir do software Wise, da Saab, que converte e converge os dados dos três tipos de simulação, formando uma ação em ambiente único, ou seja, o que acontece numa das simulações, afeta as demais.

Além do Wise, a Saab trouxe da Suécia 1,5 tonelada de equipamentos, como o EXCON Desdobrável e seis simuladores BT46, que foram instalados em VBC Leopard 1A5 BR. Todo o material foi facilmente integrado aos demais equipamentos da Saab que dotam o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx), sediado no Rio de Janeiro (RJ). Seis técnicos da Saab prestaram apoio direto à tropa durante todo o exercício.

O evento contou com a participação de autoridades brasileiras e representantes de exércitos de países vizinhos, entre eles o Comandante de Operações Terrestres (COTER), general-de-exército Araken de Albuquerque, o Comandante Militar do Sul (CMS), general-de-exército Antônio Hamilton Martins Mourão, o Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), general-de-divisão José Carlos Cardoso, o 1º Subchefe do COTER, general-de-brigada José Eduardo Pereira, e o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), general-de-brigada Fábio Benvenutti Castro.

Representantes dos exércitos da Colômbia e Argentina estiveram presentes, assim como do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Imagens: Saab via Exército Brasileiro



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto