Embraer inicia campanha de testes KC-390
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Embraer inicia campanha de testes KC-390

KC 390 First Flight Screen Capture 71
|

Após um intervalo de oito meses de seu voo inaugural, o protótipo do jato de transporte militar multitarefa EDS KC-390 realizou seus segundo voo, dessa forma abrindo oficialmente a campanha de ensaios do modelo.

Escoltado pelo chase-plane da Embraer, um jato BAE Hunter biplace, o KC-390 decolou da unidade industrial de Defesa, localizada em Gavião Peixoto, na tarde do último dia 26 de outubro, imediatamente surgindo nas telas de programas de visualização de tráfego aéreo usados pelos spotters e aficcionados.

Em paralelo ao anúncio da retomada dos voos com o KC-390, também foi feita pela Embraer, durante teleconferência para a Imprensa, uma apresentação do status de seus principais programas na área de Defesa, premiados com cortes severos devido ao não pagamento de compromissos por parte do Governo Dilma Rousseff.

Além disso, com a atual crise financeira, Embraer vem sendo obrigada a administrar variações cambiais que podem significar, até o momento, perdas de receitas calculadas em US$ 90 milhões no ano de 2015.

O fluxo de pagamentos por parte do governo brasileiro, que cortou diversos aportes de valores em contratos vigentes, está mantido, mas com uma readequação no contrato e prazos de entrega do KC-390, resultando em atraso de um ano no cronograma original (delay).

O cargueiro só terá a produção iniciada em 2017 e as entregas em 2018, dando a Embraer o ‘equilíbrio financeiro’ junto ao cliente, no caso, o Ministério da Defesa/Comando da Aeronáutica. As dívidas do governo com a Embraer já alcançam, em Reais, a marca de 1,399 bilhão.

Outros Programas da EDS

O Programa LAS, da Força Aérea dos Estados Unidos, entregou mais duas aeronaves A-29 Super Tucano no terceiro trimestre, totalizando dez aeronaves fabricadas em parceria com a Sierra-Nevada em Jacksonville (Flórida), e recebidas pela Força Aérea Afegã.

O Programa do Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicação (SGDC) segue conforme planejado, tendo construído as bases das antenas do projeto em Brasília e Rio de Janeiro e recebido no Brasil o primeiro embarque dos equipamentos do segmento de solo.

O Consórcio Águas Brasileiras, formada pela Embraer, Bradar e Savis para a concorrência do SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), reuniu-se com a Marinha do Brasil em julho último para apresentação da proposta e esclarecimento de dúvidas da Comissão de Avaliação. A proposta originalmente foi entregue em janeiro de 2015.

Quanto ao contrato do Gripen NG, esse segue seu cronograma após sua efetivação entre os dois Governos. No momento, as empresas brasileiras do Consórcio estão começando a enviar seu pessoal para receberem treinamento na Suécia, em períodos que podem variar entre 12 a 24 meses.

Em outubro de 2015, a Embraer enviou o primeiro grupo para o início do processo de transferência de tecnologia e já iniciou as obras do Centro de Projeto e Desenvolvimento do Gripen na planta industrial de Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo.

Imagens: Roberto Caiafa, EDS Sierra Nevada, SAAB e Gyno Marcomini



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto