47 Fuzis Imbel IA2 5,56 mm para a Brigada Militar por R 329 mil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Seguridad (Portugués) >

47 Fuzis Imbel IA2 5,56 mm para a Brigada Militar por R 329 mil

1 novos fuzis da bm   foto amilton belmonte 2871020
|

O governo do Estado do Rio Grande do Sul entregou, no início do mês de dezembro, 47 novos fuzis Imbel IA2 as Forças de Segurança estaduais. Sete comandos regionais da Brigada Militar (nome da Polícia Militar no Rio Grande do Sul) receberam os fuzis do tipo Imbel IA2, em calibre 5,56mm.

Adquirido pelo Ministério da Justiça ao custo de R$ 329 mil, o armamento foi repassado sem custo ao Estado. Como contrapartida, servidores gaúchos que já atuam na Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) deverão por lá permanecerem.

Segundo declarações do comando da Brigada Militar, essas armas vão reforçar o poder de fogo dos policiais na luta contra grupos criminosos organizados, pois os bandidos atuando no Estado tem utilizado armamento pesado em suas ações, incluindo metralhadoras de 12,7 mm (ponto .50) montadas em utilitários com caçamba ou em luxuosos Sport Utility Vehicles (SUV).

As armas foram distribuídas para o Comando de Policiamento da Capital (CPC), onde foram entregues 17 fuzis, destinados às Patrulhas de Operações Especiais (Patres); o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) recebeu sete fuzis; o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos (CRPOSinos) foi contemplado com seis armas; e os Comandos regionais do Planalto, Centro Sul, Serra e Litoral receberam outros 17 fuzis.

O Imbel IA2 5,56 mm

O IMBEL IA2 é um fuzil de assalto fabricado pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL). É o primeiro armamento desse tipo 100% projetado e produzido no País.

Pesando 3,38 quilos com carregador de 30 tiros, utiliza alça de mira do tipo rampa deslizante com as posições de mira graduadas em 150 e 250 metros.

Estudos realizados a pedido das Forças de Segurança Públicas brasileiras demonstraram que um fuzil no calibre 5,56 mm tem melhor desempenho em ambientes urbanos e próximos, oferecendo grande precisão de tiro até 300 metros.

Outro ganho importante com a adoção desse tipo de calibre é a possibilidade de diminuir bastante a ocorrência de "balas perdidas" atingindo civis, pois essas perdem sua força (alcance) mais rapidamente que as munições no calibre 7,62 mm, usualmente empregadas no fuzis FN PARA-FAL que dotam algumas Polícias Militares.

Imagens: Amilton Belmonte / Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto