16 blindados Iveco Lince´ para a Intervenção Federal no Rio
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Seguridad (Portugués) >

16 blindados Iveco Lince´ para a Intervenção Federal no Rio

Os blindados Lince serão usados pelas Forças de Segurança do Rio de Janeiro. Foto: Roberto Caiafa.
|

Reprodução de trecho do Boletim do Exército Nº 32/2018:

Designar os militares a seguir nomeados, para participarem das negociações com o Ministério da Defesa da República da Itália, para a aquisição de Vtr Bld 4X4 Lince (Atv PVANA WI2-C304), na cidade de Roma, na República Italiana, no período de 4 a 12 de agosto de 2018”.

O GIF ou Gabinete de Intervenção Federal do Rio de Janeiro (mandato efetivo até 31 de dezembro próximo) deverá obter por meio de aquisição direta 16 veículos blindados 4×4 Iveco LIince, usados e recondicionados, diretamente dos estoques do Exército Italiano.

Segundo fontes próximas as negociações, cada unidade terá um custo de 170 mil euros, o contrato como um todo sendo orçado em 3,8 milhões de euros (cerca de 18 milhões de reales).

Não se sabe ainda se a fábrica da Iveco em Sete Lagoas terá algum papel no suporte desses veículos. A Diretoria de Manutenção (Dmat) do EB está responsável por conduzir todo o processo. No valor está incluso suporte logístico e o transporte dos blindados para o Brasil.

A negociação entre os Governos do Brasil e da Itália para a aquisição dos Iveco Lince não guarda qualquer relação com o contrato vencido pela Iveco Veículos de Defesa do Brasil para fornecer mais de uma centena de exemplares novos do LMV* que serão fabricados em Sete Lagoas (MG), para o Programa Estratégico do Exército Guarani (PEE Guarani).

Segundo apurou Infodefensa, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a modalidade de compra direta sem concorrência por entender a extrema urgência desse material, que deverá estar disponível no Brasil já no final de outubro próximo.

Oficias do Exército Brasileiro viajaram recentemente a Bolzano, Itália (sede da Iveco Veículos de Defesa), para conhecer e avaliar os exemplares disponíveis.

Essa compra, feita sem licitação, está inserida dentro dos 550 milhões de reales em recursos disponibilizados pelo Governo para que o Interventor Federal, general Braga Netto, possa colocar em prática seu plano de reequipar as Forças de Segurança Fluminenses emergencialmente com novas armas, viaturas, coletes e uniformes, munições e equipamentos de perícia, dentre outros.

Também estão na lista de compras 190 itens de manutenção (peças e componentes) para devolver a operacionalidade diversos veículos policiais indisponíveis para o serviço por falta de manutenção e/ou danos em combate.

Íntegra do Documento

PORTARIA Nº 1.172, DE 27 DE JULHO DE 2018.

Designação para viagem de serviço ao exterior.

O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, combinado com o art. 1º do Decreto nº 8.798, de 4 de julho de 2016, e considerando o disposto no art. 20, inciso VI, alínea “i”, da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de maio de 2006, e o que prescreve a Portaria nº 545-MD, de 7 de março de 2014, resolve:

DESIGNAR os militares a seguir nomeados, para participarem das negociações com o Ministério da Defesa da República da Itália, para a aquisição de Vtr Bld 4X4 “LINCE” (Atv PVANA WI2-C304), na cidade de Roma, na República Italiana, no período de 4 a 12 de agosto de 2018, incluindo os deslocamentos: general-de-brigada Sidnei Prado, Diretor de Material; coronel QMB Hermeson Nobrega Barros de Oliveira, da DMat; capitão QEM Bruno Rafael De Britto Costa, da DMat; capitão Sv Int João Gutemberg Lemos Soares, do COLOG; e sub-tenente Mat Bel José Ricardo Garzel De Arruda, do Pq R Mnt / 5ª RM.

Imagens: Roberto Caiafa / Iveco Veículos de Defesa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto