menú responsive
AMÉRICA | Seguridad
-/5 | 0 votos

Confirmada negociações entre os Governos do Brasil e Itália

16 blindados Iveco `Lince´ para a Intervenção Federal no Rio

Os blindados Lince serão usados pelas Forças de Segurança do Rio de Janeiro. Foto: Roberto Caiafa.

Os blindados Lince serão usados pelas Forças de Segurança do Rio de Janeiro. Foto: Roberto Caiafa.

14/08/2018 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

Reprodução de trecho do Boletim do Exército Nº 32/2018:

Designar os militares a seguir nomeados, para participarem das negociações com o Ministério da Defesa da República da Itália, para a aquisição de Vtr Bld 4X4 Lince (Atv PVANA WI2-C304), na cidade de Roma, na República Italiana, no período de 4 a 12 de agosto de 2018”.

GIF ou Gabinete de Intervenção Federal do Rio de Janeiro (mandato efetivo até 31 de dezembro próximo) deverá obter por meio de aquisição direta 16 veículos blindados 4×4 Iveco LIince, usados e recondicionados, diretamente dos estoques do Exército Italiano.

Segundo fontes próximas as negociações, cada unidade terá um custo de 170 mil euros, o contrato como um todo sendo orçado em 3,8 milhões de euros (cerca de  18 milhões de reales).

Não se sabe ainda se a fábrica da Iveco em Sete Lagoas terá algum papel no suporte desses veículos. A Diretoria de Manutenção (Dmat) do EB está responsável por conduzir todo o processo. No valor está incluso suporte logístico e o transporte dos blindados para o Brasil.

A negociação entre os Governos do Brasil e da Itália para a aquisição dos Iveco Lince não guarda qualquer relação com o contrato vencido pela Iveco Veículos de Defesa do Brasil para fornecer mais de uma centena de exemplares novos do LMV* que serão fabricados em Sete Lagoas (MG), para o Programa Estratégico do Exército Guarani (PEE Guarani).

Segundo apurou Infodefensa, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a modalidade de compra direta sem concorrência por entender a extrema urgência desse material, que deverá estar disponível no Brasil já no final de outubro próximo.

Oficias do Exército Brasileiro viajaram recentemente a Bolzano, Itália (sede da Iveco Veículos de Defesa), para conhecer e avaliar os exemplares disponíveis.

Essa compra, feita sem licitação, está inserida dentro dos 550 milhões de reales em recursos disponibilizados pelo Governo para que o Interventor Federal, general Braga Netto, possa colocar em prática seu plano de reequipar as Forças de Segurança Fluminenses emergencialmente com novas armas, viaturas, coletes e uniformes, munições e equipamentos de perícia, dentre outros.

Também estão na lista de compras 190 itens de manutenção (peças e componentes) para devolver a operacionalidade diversos veículos policiais indisponíveis para o serviço por falta de manutenção e/ou danos em combate.

Íntegra do Documento

PORTARIA Nº 1.172, DE 27 DE JULHO DE 2018.

Designação para viagem de serviço ao exterior.

O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, combinado com o art. 1º do Decreto nº 8.798, de 4 de julho de 2016, e considerando o disposto no art. 20, inciso VI, alínea “i”, da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de maio de 2006, e o que prescreve a Portaria nº 545-MD, de 7 de março de 2014, resolve:

DESIGNAR os militares a seguir nomeados, para participarem das negociações com o Ministério da Defesa da República da Itália, para a aquisição de Vtr Bld 4X4 “LINCE” (Atv PVANA WI2-C304), na cidade de Roma, na República Italiana, no período de 4 a 12 de agosto de 2018, incluindo os deslocamentos: general-de-brigada Sidnei Prado, Diretor de Material; coronel QMB Hermeson Nobrega Barros de Oliveira, da DMat; capitão QEM Bruno Rafael De Britto Costa, da DMat; capitão Sv Int João Gutemberg Lemos Soares, do COLOG; e sub-tenente Mat Bel José Ricardo Garzel De Arruda, do Pq R Mnt / 5ª RM.

Imagens: Roberto Caiafa / Iveco Veículos de Defesa

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje