menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

12 de setembro em Linkoping, Suécia

Saab prepara primeiro voo do F39 Gripen do Brasil


El primer vuelo del F-39 Gripen E será en septiembre


21/08/2019 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

O F39 Gripen E da Força Aérea Brasileira deverá realizar seu voo inaugural nos próximos dias, de acordo com uma emissora de TV brasileira que, no último domingo (18/08) exibiu matéria gravada em Linkoping, Suécia.

Nas imagens o avião FAB 4100 aparece praticamente completo, faltando a instalação de alguns equipamentos como assento ejetavel e superfícies de controle aerodinâmico das asas e cauda.

As imagens sugerem fortemente que o avião recebeu um esquema de pintura especial para marcar o seu primeiro voo nas cores da Força Aérea Brasileira.

Fontes da indústria ouvidas por Infodefensa informaram que a cerimônia de roll-out deverá acontecer no dia 12 desetembro, portanto,após a data máxima brasileira, o sete de setembro (Dia da Independência do Brasil).

No dia quatro de setembro deverá acontecer a entrega oficial do 1º KC390 de produção a FAB, na ALA 2 (Base Aérea de Anápolis).

Ao mesmo tempo, na última sexta feira (16/08) voou o primeiro E-99M modernizado, nas instalações da Embraer Defesa e Segurança.

Estes dois aviões (E-99M e KC390) formarão, junto com o F-39 Gripen, a tríade de aeronaves tecnologicamente avançadas que entram em serviço na Força Aérea Brasileira,operando juntas pelos próximos 30 anos.

O primeiro Gripen deverá chegar ao Brasil em 2021,após participar de um extenso programa de testes na Suécia, que incluirão disparo de armamento,comprovação de performance de sensores e sistemas e treinamento de pilotos que serão transformados em instrutores quando retornarem ao Brasil.

Os primeiros Gripens serão baseados na ALA 2 (Base Aérea de Anápolis), onde irão operar junto aos E-99M e KC390, tornando aquela base a mais estratégica da FAB nas próximas décadas.

Imagens: Globo TV / Internet.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje