Saab prepara primeiro voo do F39 Gripen do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Saab prepara primeiro voo do F39 Gripen do Brasil

O 1º F39, FAB 4100, deverá voar em Linkoping, Suécia.
|

O F39 Gripen E da Força Aérea Brasileira deverá realizar seu voo inaugural nos próximos dias, de acordo com uma emissora de TV brasileira que, no último domingo (18/08) exibiu matéria gravada em Linkoping, Suécia.

Nas imagens o avião FAB 4100 aparece praticamente completo, faltando a instalação de alguns equipamentos como assento ejetavel e superfícies de controle aerodinâmico das asas e cauda.

As imagens sugerem fortemente que o avião recebeu um esquema de pintura especial para marcar o seu primeiro voo nas cores da Força Aérea Brasileira.

Fontes da indústria ouvidas por Infodefensa informaram que a cerimônia de roll-out deverá acontecer no dia 12 desetembro, portanto,após a data máxima brasileira, o sete de setembro (Dia da Independência do Brasil).

No dia quatro de setembro deverá acontecer a entrega oficial do 1º KC390 de produção a FAB, na ALA 2 (Base Aérea de Anápolis).

Ao mesmo tempo, na última sexta feira (16/08) voou o primeiro E-99M modernizado, nas instalações da Embraer Defesa e Segurança.

Estes dois aviões (E-99M e KC390) formarão, junto com o F-39 Gripen, a tríade de aeronaves tecnologicamente avançadas que entram em serviço na Força Aérea Brasileira,operando juntas pelos próximos 30 anos.

O primeiro Gripen deverá chegar ao Brasil em 2021,após participar de um extenso programa de testes na Suécia, que incluirão disparo de armamento,comprovação de performance de sensores e sistemas e treinamento de pilotos que serão transformados em instrutores quando retornarem ao Brasil.

Os primeiros Gripens serão baseados na ALA 2 (Base Aérea de Anápolis), onde irão operar junto aos E-99M e KC390, tornando aquela base a mais estratégica da FAB nas próximas décadas.

Imagens: Globo TV / Internet.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto