Embraer KC-390, uma década depois
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Embraer KC-390, uma década depois

Os dois protótipos do KC390 voando juntos: entrega a FAB ocorreu no início de setembro.
|

Treze de Abril de 2009, LAAD, Riocentro (Rio). Em um pequeno palco, um pôster e uma maquete do então novíssimo KC390, que acabara de ser lançado oficialmente em nova configuração, reune três senhores, o comandante da Força Aérea, brigadeiro Juniti Saito, o ministro da Defesa, Antônio Jobim, e o Diretor-Presidente da Embraer Frederico Curado.

Quatro de setembro de 2019, ALA 2, Anápolis (Goiás). O Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, celebram a entrega do 1º KC390 a Força Aérea Brasileira com o presidente da Embraer, Jackson Schneider.

Entre esses dois parágrafos, 10 anos de um programa que gerou (após a publicação do Extrato de Inexigibilidade de Licitação Nº 1/2009) uma das mais modernas aeronaves de transporte militar na história da aviação mundial.

Seu nome, Embraer KC390

Pensado inicialmente para atender um nicho de mercado específico, na concepção original Embraer, o C-390 de 2007 tornou-se em 2009 o KC-390 dos requerimentos da FAB, um avião de asas altas e calda em “T”, bimotor a jato e capaz de transportar com grande rentabilidade e disponibilidade as cargas militares pesando até 23 toneladas.

O Congresso Brasileiro aprovou, em 2009, a destinação de R$ 305 milhões à Embraer para que o KC-390 fosse desenvolvido. A Revisão Crítica de Projeto (CDR) da aeronave foi concluída em março de 2013.

Os dois protótipos foram apresentados em outubro de 2014 (PT-ZNF) e março de 2016 (PT-ZNJ).

O primeiro voou pela primeira vez em 3 de fevereiro de 2015 e cumpriu mais de cem horas de voo até fevereiro de 2016.

Apesar do atraso de dois anos no cronograma de desenvolvimento do KC-390, a produção em série começou em fevereiro de 2017.

A primeira aeronave das três unidades da série inicial voou pela primeira vez em 9 de outubro de 2018 e, dez dias depois, recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), habilitando o modelo para a sua comercialização e operação em todo o território brasileiro.

A aeronave KC-390 é o maior avião produzido na América Latina e se configura como um novo padrão para o transporte militar médio. Possui uma capacidade de carga de 26 toneladas.

Características tecnicas

Seu alcance com 23 toneladas atinge 2.815 km. Com 35,20 metros de comprimento, 11,84 metros de altura, e 35,05 metros de envergadura, consegue navegar na altitude máxima de 11 mil metros, com velocidade de cruzeiro de 870 km/h.

A propulsão é composta por dois Turbofans Pratt & Whitney IAE V2500-E5, com 31 330 lbf (139 400 N) de empuxo cada.

O piso de carga, parte integral da estrutura principal do KC-390, é projetado com resistência para transportar veículos pesados de esteira ou com rodas de até 26.000 kg (57.320 lb).

Uma grade otimizada de anéis para amarração com 10.000 lb e 25.000 lb de capacidade de retenção em qualquer direção permite alterações rápidas de configuração e grande versatilidade para carregamento de carga.

O CHS – “Cargo Handling System” (Sistema de Manuseio de Cargas) possui todos os acessórios necessários para facilitar o carregamento de carga, a retenção e o descarregamento; como anéis para amarração, bandejas de roletes, trilhos e sistemas de travas eletromecânicas de fixação.

O modelo é totalmente compatível com os equipamentos de transporte aéreo militares já existentes, como plataformas tipo V, paletes 463L, fardos A-22 CDS (Container Delivery System) e carregadores terrestres.

Cada avião pode ser reconfigurado para todas as missões em 3 horas ou menos.

Sistemas

O KC-390 integra diversos sistemas táticos avançados para assegurar sua capacidade multimissão.

Radar SAR Tático, computadores de missão e sensor eletro-óptico/infravermelho permitem a aplicação flexível da aeronave em diferentes cenários.

A Collins Aerospace (antes Rockwell Collins) fornece o Pro Line Fusion Suite, sistema totalmente interativo que cumpre requisitos CNS/ATM.

Essa aviônica provê uma interface homem/máquina intuitiva, aumentando a produtividade e a segurança, inclusive em missões antarticas.

O desempenho do KC-390 se beneficia de um moderno sistema de controle fly-by-wire com tecnologia integrada que diminui a carga de trabalho da tripulação e aumenta a segurança de sua operação.

Além disso, o modelo pode reabastecer outras aeronaves em voo, com a instalação de tanques internos de combustível removíveis.

Pode também pode ser reabastecido em voo, proporcionando maior flexibilidade para missões mais longas.

Um sistema avançado de autodefesa aumenta a capacidade de sobrevivência em ambientes hostis.

Imagens: Roberto Caiafa, Embraer, Força Aérea Brasileira

Voltar ao especial



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto