menú responsive
AMÉRICA | Defensa
-/5 | 0 votos

Transporte de suprimentos médicos

Brasil implanta sua aeronave KC-390 devido à emergência sanitária na Amazônia

Imagens: Ministério da Defesa/Força Aérea Brasileira

Imagens: Ministério da Defesa/Força Aérea Brasileira

18/01/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

As Forças Armadas brasileiras estão usando sua capacidade logística por via aérea para minimizar os efeitos da pandemia Covid-19 no estado do Amazonas e sua capital, Manaus, cujo sistema de saúde tem sido sobrecarregado nos últimos anos.

Nesse sentido, a Força Aérea Brasileira implantou aeronaves Embraer KC390 Millennium, Hercules C-130, Airbus C-295/C-105 Amazonas e Embraer C-99, após o Governo estabelecer a chamada Ponte Aérea da Vida entre os principais centros urbanos brasileiros e a cidade de Manaus.

Hospital de campanha e respiradores

 

Entre as tarefas realizadas pela aeronave KC-390, está o transporte, do Rio de Janeiro e Recife (PE), de 4,3 toneladas de materiais hospitalares, como leitos, tendas e geradores para montagem de instalações sanitárias complementares no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azizi, com objetivo de ampliar a capacidade de atendimento médico em Manaus.

Além disso, no último final de semana, duas aeronaves C-105 transferiram 115 cilindros de oxigênio de Belém para Manaus, totalizando 6,9 toneladas de carga. Um avião C-130 também transportou 10 tanques e um gerador de oxigênio de Brasília para a capital amazonense. A carga total foi de 13,5 toneladas.

Outra aeronave KC-390 transportou cinco tanques de oxigênio líquido de São Paulo, que exigem muito cuidado no manuseio e embalagem. Para esta missão, o Millennium KC-390 possui uma válvula de segurança especial para o transporte deste tipo de materiais.

KC-390, em serviço just-in-time

 

A Força Aérea já recebeu quatro aeronaves KC-390 entregues pela Embraer. Três estão no Brasil trabalhando no Puente Aéreo de la Vida e uma está nos Estados Unidos para participar do exercício Culminating.

Assim, tanto por motivos de viés humanitário e logístico, quanto por questão de efetivo emprego militar operacional, a aeronave chegou à Aeronáutica em cenário de grande demanda apresentando disponibilidade e confiabilidade consideradas excelentes.

Capaz de transportar até 23 toneladas, o KC-390 apresenta uma área de carga de troca rápida multifuncional equipada com uma rampa projetada para operar em dezenas de configurações, como evacuação aeromédica, queda de paraquedas, combate a incêndios florestais e transporte logístico de pista semipreparada. e nenhuma infraestrutura de suporte para a aeronave em locais remotos.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje