menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

Sistema Sagitario

Atech e FAB modernizam o sistema brasileiro de controle e gestão de tráfego aéreo

Centro de Controle de Área de Brasília. Imagens: Força Aérea Brasileira/Atech

Centro de Controle de Área de Brasília. Imagens: Força Aérea Brasileira/Atech

13/02/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

O projeto de atualização do sistema de gestão e controle de tráfego aéreo brasileiro está sendo realizado pela Força Aérea Brasileira em conjunto com a empresa Atech, do Grupo Embraer, e a primeira atualização está em operação no Centro de Controle de Área de Brasília desde janeiro.

O Sagitario (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional), sistema em operação no Brasil e desenvolvido pela Atech, empresa do Grupo Embraer, em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), passou por atualizações recentes e sua nova infraestrutura de hardware foi implementada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea), no Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS), em janeiro de 2021.

A partir dessa atualização, que teve todo o processo acompanhado pela Atech, o ACC-BS passou a operar com máquinas de última geração e com a versão mais recente do Sagitario.

Foram realizados os Testes de Aceitação em Campo para realizar as atualizações, testes operacionais e análises dos documentos para integração do sistema.

“As principais etapas dessa implantação contemplam o levantamento em campo, projetos executivos de instalação elétrica e eletrônica, planos e materiais para treinamento, procedimentos e testes de aceitação em campo, voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) para validar o sistema, operação assistida, documentação definitiva e garantia”, explica Francisco Accacio Oliveira da Silva, gerente de projetos da divisão operacional da Ciscea.

Nos próximos dois meses, a Ciscea e a Atech acompanharão a operação do ACC-BS in loco, e, na sequência, darão início à implantação e modernização do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR), que também ganhará a nova versão do Sagitario, em processo previsto para ser finalizado ainda em 2021.

De acordo com o brigadeiro do ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, presidente da CISCEA, “a atualização do hardware e a instalação da versão mais atual do Sagitario no ACC-BS é um importante passo para a implementação da Centralização de Planos de Voo, projeto de extrema relevância do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Decea, reforçando o compromisso da Ciscea na implantação de sistemas, equipamentos e infraestrutura de ponta para as atividades de gerenciamento e controle".

"Fazer parte do desenvolvimento de sistemas e soluções que elevam o nível do Brasil no gerenciamento do tráfego aéreo, garantindo sua soberania em áreas estratégicas do país, reforçam o DNA integrador e tecnológico da Atech”, finaliza Marcos Resende, diretor de negócios ATM da Atech.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje