menú responsive
AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

Estudos de viabilidade

Brasil avança na compra de 221 veículos blindados 8x8 para o Exército

capa vbc cav(1)

06/03/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

Boletim do Exército Nº 53/2020, surpreendentemente publicado no período de festas natalinas no final do ano passado, tornou pública a Portaria EME/C Ex nº 275 que aprovou o projeto de obtenção da viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC-Cav), e criou a equipe para a realização dos estudos de viabilidade e elaboração da proposta do modelo a ser seguido.

A possível encomenda abrange 221 veículos até 2026, além do planejamento e implantação de suporte logístico integrado (SLI) durante esse período, semelhante àqueles apresentados para as modernizações da VBR EE-9 Cascavel e da VBC CC KMW Leopard 1A5 BR.

Exército Brasileiro (EB) precisa de mais poder de fogo e capacidade de combate anticarro, especialmente nos regimentos e esquadrões de Cavalaria mecanizados, no âmbito das Brigadas Guarani, complementando e depois substituindo as VBR EE-9 Cascavel, previstas para continuarem em serviço até 2037.

As principais características dos requisitos operacionais versam sobre o sistema de tração, que deve ser do tipo 8X8; o armamento principal (canhão) deve ter calibre mínimo de 105 mm; o sistema de comando e controle (C2) deve ser interoperável com o sistema da Força Terrestre e com as versões adotadas nas viaturas da família de blindados Guarani; e deve ocorrer a comunalidade dos subsistemas do 8×8 com os subsistemas escolhidos para o projeto de modernização da VBR EE-9 Cascavel.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje