menú responsive
AMÉRICA | Seguridad
-/5 | 0 votos

Polícia Militar do Estado de São Paulo através do Centro de Material Bélico

Brasil inicia estudos técnicos sobre o calibre .300BLK (7,62X35mm)

Fuzil ARAD. Foto: Israel Weapons Industry (IWI)

Fuzil ARAD. Foto: Israel Weapons Industry (IWI)

13/08/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

O Centro de Material Bélico (CMB) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) recebeu na última segunda feira (9/8) cinco fuzis do modelo ARAD, multicalibre (5,56X45mm e 7,62X35mm), entregues pela empresa IWI de Israel.

O recebimento desses fuzis marca o início dos estudos técnicos sobre o calibre .300BLK (7,62X35mm), sendo esses ensaios pioneiros no Brasil.

O Corpo Técnico do CMB avaliará diversos aspectos das munições desse calibre e sua aplicação nos cenários operacionais (urbanos e rurais).

Ao término dos testes será publicado relatório técnico compartilhado com a indústria.

Segundo o tenente coronel Marco Aurélio Valério (CMB) "Esses estudos deverão demandar uma total aproximado de 210 mil disparos divididos entre as três opções de calibres, em diversas situações de modo a gerar os dados necessários para orientar a escolha ou não deste tipo de armamento para emprego policial. Seremos os primeiros no Brasil a realizar estudo com esse calibre que é um intermediário entre o 5,56mm e o 7,62mm", avalia.

E o policial militar continua "A expectativa é obter um relatório final detalhado dentro de 180 dias, isso após mais de 70.000 disparos por calibre. Trata-se de estudo inédito onde dispararemos os fuzis configurados nos calibres .300BLK; 5,56X45 e 7,62X51, em diversos cenários, realizando testes comparativos extremamente exigentes. A produção de conhecimento é essencial para a evolução da Segurança Pública. Existe pouca literatura sobre esse calibre (.300BLK) apesar de estar sendo bastante utilizado nos Estados Unidos e Europa" finaliza.

IWI ARAD

 

Israel Weapon Industries (IWI), membro do SK Group  – líder na produção de armas pequenas comprovadas em combate para agências policiais, governos e exércitos em todo o mundo – é a fabricante do fuzil de assalto leve e multicalibre, um fuzil de assalto modular e altamente eficiente – o ARAD 5,56X45mm e 300 Blackout, baseado na plataforma AR15.

O ARAD foi projetado para atender às necessidades de Forças Especiais, bem como às das mais variadas forças de infantaria e/ou forças policiais especiais. Inclui vários recursos avançados que permitem flexibilidade operacional.

Totalmente ambidestro, o fuzil é formado por um pistão a gás de curso curto com um regulador em duas posições, o que permite uma operação adequada em todas as condições ambientais.

Um gatilho aprimorado de dois passos garante conforto e precisão de disparo.

Recursos adicionais incluem um trilho MIL-STD 1913 de alumínio monolítico anodizado duro no receptor superior e impressão em alumínio.

O leve fuzil ARAD, pesando apenas 2,85 kg, está disponível com canos de 292 mm (11,5 pol.)368 mm (14,5 pol.), 419 mm (16,5 pol.) e 508 mm (20 pol.).

Imagens: CMB/IWI

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje