Segunda missão internacional do KC-390 do Brasil: envio de ajuda humanitária ao Haiti
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Segunda missão internacional do KC-390 do Brasil: envio de ajuda humanitária ao Haiti

Foto 12
|

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou na manhã deste domingo (22), de Brasília (DF) com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti.

O pouso técnico na Base Aérea do Cachimbo, localizada no sul do Pará, ocorreu normalmente e já estava previsto originalmente na rota.

Por uma questão técnica, apoiar uma aeronave C-130 em missão com o Proantar com problemas na Argentina, houve a necessidade de troca da aeronave, realizando-se a transposição da carga e dos passageiros naquela localidade para outro KC390.

A aeronave prosseguiu para Boa Vista (RR) no domingo, conforme previsto. Entretanto, a decolagem para o Haiti foi reprogramada para 8h (local) de segunda-feira (23) devido às restrições de disponibilidade de horários para pouso em Porto Príncipe.

Operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, a aeronave KC-390 leva apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto que aconteceu no país, no dia 14 de agosto.

Logística humanitária

Após ser preparada para a missão no sábado (21), a aeronave decolou com militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBDF), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), materiais e equipamentos de emergência, além de medicamentos e insumos estratégicos para atendimento de saúde, totalizando 10,5 toneladas.

A Operação é coordenada por ação interministerial brasileira, composta pelos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, das Relações Exteriores, da Saúde e do Desenvolvimento Regional.

De acordo com o comandante da aeronave, Capitão Aviador Eugênio da Gama Jacobs, o trabalho antes da decolagem foi intenso, mas todo o esforço é para uma missão nobre. "Assim que soubemos do terremoto, por iniciativa própria, começamos fazer o planejamento para calcular a disponibilidade de militares do Esquadrão, uma vez que entendemos a importância deste tipo de missão", afirmou.

A Mestre de Cargas (Loadmaster), Sargento Fernanda de Paula, falou da importância do trabalho prévio no avião. "Começamos a preparação da aeronave na véspera. Pegamos os medicamentos e materiais dos Bombeiros, de cerca de 11 mil quilos, e acondicionamos da melhor forma para cumprir a missão e levar o nosso apoio ao Haiti", observou.

Esta é a segunda missão de assistência humanitária internacional cumprida pela aeronave KC390 Millennium. Em meados de agosto de 2020, a aeronave transportou 6 toneladas de material para o Líbano, em função de uma grande explosão no Porto de Beirute.

Imagens: Ministério da Defesa do Brasil



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto