Exército Brasileiro adquirirá 20 caminhões de socorro em 2021
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Exército Brasileiro adquirirá 20 caminhões de socorro em 2021

Viatura blindada de socorro M984A4. Foto: Oshkosh Defense
|

Um esforço do exército brasileiro para adquirir um total de 20 viaturas táticas blindadas especializadas de socorro 8x8 Oshkosh Defense M984 por meio do programa Foreign Military Sales dos Estados Unidos deverá ser agora finalizado em 2021.

A assinatura do contrato entre o governo dos estados unidos através do exército daquele país com o fabricante das viaturas estava previsto para o corrente ano, mas, em razão da pandemia do COVID-19, foi prorrogado para fevereiro de 2021.

Uma Carta de Oferta e Aceitação, ou em inglês Letter of Offer and Acceptance como é universalmente conhecida, referente à linha de fornecimento BR-B-UUR foi assinada em 28 de Junho de 2018 entre a Comissão do Exército Brasileiro em Washington e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, prevendo a aquisição de 10 viaturas blindadas especiais de socorro, com pacote de suprimento inicial, assistência técnica, ferramentas, documentação técnica e treinamento.

Em 19 de Fevereiro de 2019, foi assinado o aditivo à carta de oferta e aceitação de Junho 2018, aumentando de 10 para 20 a quantidade total de viaturas.

A aquisição das 20 viaturas pelo Comando Logístico (COLOG) integra o Programa Estratégico do Exército GUARANI (Prg EE GUARANI) conduzido pelo Escritório de Projetos do Exército (EPEx). As viaturas serão empregues para apoiarem a frota de viaturas blindadas sobre rodas 6x6 Iveco Defence Vehicles VBTP-MSR Guarani do exército brasileiro, cuja produção decorre nas instalações que a empresa possui no município de Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais.

A viatura blindada de socorro M984A4

A família de viaturas táticas pesadas Heavy Expanded Mobility Tactical Truck A4 (HEMTT A4) do fabricante Oshkosh Defense inclui na atualidade a viatura de socorro M984A4 com capacidade para resgatar viaturas com peso superior a 9.072 kg.

O M984A4 possibilita transportar uma equipe de resgate pronta a operar o sistema de missão, o qual consiste principalmente em um guincho de recuperação com capacidade de 27.216 kg, um sistema de recuperação de veículos com capacidade para 11.340 kg montado na traseira, um guincho de auto-recuperação com capacidade de 9.072 kg e um guindaste de manuseio com capacidade para 27.216 kg.

A viatura oferece um peso de 43.998 kg e de 47.854 kg com o sistema de proteção blindada instalada e um comprimento de aproximadamente 10 metros.

A cabine blindada do veículo permite a instalação de um reparo protegido armado com uma metralhadora para auto-protecção.

A viatura que se apresenta como aerotransportável conta com motor Caterpillar C15 que desenvolve 515 cavalos de potência e uma transmissão automática Allison Transmission 4500 SP. Este oferece uma autonomia de 483 km e velocidade máxima de 100 km/h.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto