Leonardo promove seu portfólio de helicópteros no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Leonardo promove seu portfólio de helicópteros no Brasil

Aw139 AW169 GdF Caiafa
Um AW169 e um AW139, ambos da Guardia de Finanza, Itália. Foto: Roberto Caiafa
|

O grupo italiano Leonardo tem uma presença consolidada em toda a América Latina com mais de 400 helicópteros operacionais e 70 sistemas navais em uso, além de outros tipos de aeronaves, um sistema de missão ATOS e soluções de levantamento geoespacial. 

A América do Sul mostra um potencial significativo com o desenvolvimento de médio e longo prazo para operações de EMS/SAR e operações de socorro a desastres. 

Na atualidade, mais de 190 desses helicópteros voam no Brasil. 

É para atender essas e outras demandas que a Leonardo, presente no País há mais de 40 anos, está investindo para ampliar sua presença e promover um portfólio que vai de soluções para cidades inteligentes até jatos militares de última geração.

Itapevi leonardo caiafa

As modernas instalações da Leonardo em Itapevi (SP). Foto: Roberto Caiafa

Helicópteros

Em Itapevi, perto de São Paulo, o novo centro de assistência logística está operacional (um investimento de R$ 60 milhões em valores de 2021) e tem capacidade de apoiar a crescente frota de helicópteros brasileira e sul-americana. 

O programa Leonardo garante serviços de apoio e formação às frotas em serviço, atendendo de forma eficaz e segura aos pedidos dos operadores civis e militares, onde quer que se encontrem. 

A principal missão da Leonardo é fornecer a assistência técnica necessária e treinamento de pessoal de voo e terra, além da manutenção e atualizações de helicópteros ao longo de seu ciclo de vida.

AW119Kx

O AW119Kx é o primeiro helicóptero leve monomotor, e o único totalmente certificado, a atender a todos os padrões IFR (regra de voo por instrumentos). 

A plataforma oferece uma moderna suíte de aviônicos e um interior espaçoso para permitir maior flexibilidade operacional. 

Operadores de todo o mundo se beneficiam da melhor combinação de desempenho e capacidade de carga entre helicópteros monomotores, combinados com altos padrões de segurança garantidos pela redundância dos principais sistemas. 

O AW119Kx é capaz de oferecer excepcional controlabilidade e manobrabilidade, mesmo na presença de altas temperaturas e em altitude. 

Em operação com as Forças Policiais do Brasil e da Argentina e as forças armadas do Equador, a aeronave é ideal para serviços médicos de emergência (EMS) e para missões de resgate graças ao seu desempenho e capacidades. 

Mantém as características típicas de um bimotor leve através da redundância de todos os sistemas críticos, enquanto sua autonomia e ampla gama de ação permitem que os operadores intervenham rapidamente em caso de acidentes a grandes distâncias.

  • Aw119KX prf2

O AW119Kx está em serviço com a Polícia Rodoviária Federal brasileira. Imagem: Leonardo

AW169

O AW169 é um veículo único e versátil que permite que os profissionais de aplicação da lei intervenham rapidamente em missões exigentes. 

Excepcional em suas capacidades multifuncionais, o AW169 é a solução ideal para missões como vigilância, apoio aéreo, combate ao tráfico de drogas, patrulha de fronteira, evacuação médica e recuperação de pessoal, desastres naturais, SAR, combate a incêndios e serviços de utilidade pública. 

O conjunto avançado de aviônicos e o design do cockpit melhoram a visibilidade e minimizam a fadiga do piloto, permitindo que a tripulação concentre esforços na missão.

AW169 polizia

AW169 nas cores da POLIZIA italiana. Foto: Roberto Caiafa

O AW139 possui a impressionante distinção de helicóptero bimotor mais vendido em sua classe, com mais de 1.130 unidades em serviço e clientes em todo o mundo. 

Está na categoria de 7 toneladas, com capacidade de transporte de até 15 pessoas e uma vocação multifuncional graças à rápida configurabilidade, arquitetura aberta, ampla gama de sensores, sistemas de comunicação e de compartilhamento de dados, necessários para operar em um ambiente centrado na rede. 

A plataforma é um substituto ideal para os UH-1 presentes na região LATAM, com suas várias configurações, incluindo aplicação da lei, ambulância aérea, transporte VIP, SAR e suporte para plataformas de petróleo offshore.

Cacador10DPF caiafa

O AW139 "Caçador 10" da Polícia Federal brasileira. Foto: Roberto Caiafa

Outros serviços voltados para o Brasil

A empresa está agora focada em seus sistemas de defesa terrestre. Isso inclui a torre para veículos blindados HITFACT MkII de 120 mm, já em serviço e em produção, que tem desempenho avançado em termos de eficácia e conectividade. 

O sistema é capaz de responder a requisitos operacionais modernos, como modularidade, digitalização e interoperabilidade, e foi selecionado pelo Exército Brasileiro para equipar os blindados Centauro II adquiridos recentemente. 

Os dois primeiros exemplares, de um contrato que pode chegar a 98 unidades, devem chegar ao Brasil no 2º semestre de 2023.

Os sistemas HITFACT MkII de 120 mm brasileiros farão o manuseio de munição através de um remuniciador, o 3º tripulante da torre, e não através de um sistema auto-loader, como na versão empregada pelo Exército Italiano.

HITFACT MK2 turret

Foto: Leonardo



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto