Lança-foguetes Armadillo mostra suas capacidades no Dia da Artilharia do Exército Brasileiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >
Demonstração

Lança-foguetes Armadillo mostra suas capacidades no Dia da Artilharia do Exército Brasileiro

O Armadillo é projetado e desenvolvido para condições extremas de operação e possui grande poder ofensivo.
CAPA ARMADILLO
O Armadillo TA2 disparando foguetes em Formosa no Dia da Artilharia do Exército Brasileiro. Foto: Mac Jee
|


O grupo de defesa brasileiro Mac Jee, sediado em São José dos Campos (SP), realizou pela primeira vez em Formosa (GO) no dia 7 de junho a demonstração de seu lançador de foguetes Armadillo, o mais leve sistema de defesa solo-solo, compacto e rapidamente no mercado mundial.


A demonstração foi realizada durante as comemorações pelo Dia da Artilharia, no Comando de Artilharia do Exército, e foi assistida atentamente pelos convidados como o comandante de Artilharia general Moisés da Paixão Júnior, o general Fernando José Sant’ana Soares, Chefe do Estado-Maior do Exército, representantes do Alto Comando do Exército e outras importantes autoridades civis e militares.

Armadillo caiafa10Simon Jeannot, General Paixão e Alessandra Stefani, CEO da Mac Jee, com o Armadillo TA-2 ao fundo. Foto: Mac Jee


Armadillo é projetado e desenvolvido para condições extremas de operação e possui grande poder ofensivo. Ele pode retrair o sistema de lançamento durante a fase não ofensiva e também possui um sistema de lançador múltiplo de foguetes compacto, rápido e versátil de 70 mm. A CEO da Mac Jee, Alessandra Stefani, explicou que "fomos convidados em abril pelo General Paixão durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança da LAAD para demonstrar o Armadillo. Nosso sistema é patenteado mundialmente e é único no mundo com tamanho poder de fogo em um veículo desse tamanho."

Equipado com três casulos lançadores, carregados com 24 foguetes cada e com mecanismo de recarregamento automático, o Armadillo possui comunicação integrada, permitindo maior área de cobertura operacional, sistema de navegação avançado com localização mesmo sem sinal de GPS, alta mobilidade e baixo centro de gravidade durante deslocamentos, possui alcance em modo de disparo indireto (elevação) de 10 km e 3 km em modo de disparo direto (tenso).

Armadillo caiafa8O lançador pode disparar em diversos ângulos e elevações, com alcance de até 10 km. Foto: Mac Jee

Além da demonstração de tecnologia e poder de defesa da artilharia nacional, o evento organizado pelo Comando de Artilharia do Exército reforça o comprometimento com a excelência de empresas brasileiras e as Forças Armadas. “A Base Industrial de Defesa vem se empenhando para ofertar equipamentos com alto valor agregado para nossas Forças Armadas. Estamos muito orgulhosos, pois sabemos da confiança e responsabilidade que nos é dada ao participar de um evento dessa magnitude, como o Dia da Artilharia”, finaliza a executiva.





Conceito Armadillo TA2

Sistemas de saturação de área com foguetes fazem parte de grupos de artilharia dedicados e demandam grande apoio logístico. São considerados extremamente eficientes como arma ofensiva e oferecem enorme potencial de dissuasão, no entanto, exigem complexos planejamentos para seu emprego, geralmente mobiliados em grandes unidades militares, como Divisões, e tem um custo de aquisição e manutenção superlativo.

Navegando na direção contrária, o Armadillo da Mac Jee é um sistema bem mais simples, compacto, que supre a demanda de unidades menores, como batalhões, proporcionando um grande aumento do poder de fogo dessas unidades e atuando como um complemento as unidades de morteiros pesados 120mm.

Armadillo caiafa624 foguetes podem ser lançados de três módulos, e mais três são transportados como recarga automatizada. Foto: Mac Jee

O sistema Armadillo TA-2 é basicamente um lançador de foguetes, operado por apenas um homem, mais o motorista da viatura, com três módulos em sua plataforma de lançamento, pronta para o disparo, cada um contendo 24 foguetes de 70mm, com mais outros três módulos prontos para a recarga, que pode ser feita de forma totalmente automática, sem expor seus ocupantes, diminuindo sua equipe de operação e colocando-se rapidamente em condições de disparar uma nova salva.

Outra grande inovação desse sistema é o teto móvel que permite a discrição operativa do sistema. Quando não está em operação, os lançadores ficam recolhidos em um compartimento selado, garantindo a proteção do mecanismo de lançamento e do compartimento de recarga. Isso melhora a estabilidade do veículo em deslocamento, face ao seu baixo centro de gravidade, além de aumentar sua discrição.

É uma tarefa difícil para a inteligência inimiga determinar quais veículos blindados da frota estão equipados com o Armadillo TA-2, aumentando assim sua flexibilidade e segurança de emprego. O sistema caracteriza-se pela sua robustez, atuando em todas as condições climatéricas, incluindo chuvas fortes, tempestades de areia, calor extremo e frio congelante.

Armadillo caiafa1O Armadillo TA-2 possui sistema de estabilização hidráulico que auxilia na precisão dos disparos. Foto: Mac Jee



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto