Brasil prepara a criação de sua rede própria de satélites militares de comunicações e observação terrestre.
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >
Grupo técnico

Brasil prepara a criação de sua rede própria de satélites militares de comunicações e observação terrestre.

Nos próximos 180 dias, serão realizadas reuniões ordinárias e extraordinárias no Palácio do Planalto, em Brasília
Brazil military satelits network AEB
|

Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro, através da RESOLUÇÃO CDPEB Nº 28, que instituiu um Grupo Técnico com o propósito de elaborar estudos sobre o estabelecimento de governança do Sistema de Satélite de Defesa e Comunicações, que será composto por representantes do Ministério da DefesaMinistério das ComunicaçõesMinistério da Ciência, Tecnologia e InovaçãoMinistério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e ServiçosGabinete de Segurança Institucional da Presidência da RepúblicaComando da AeronáuticaAgência Espacial Brasileira; e Telecomunicações Brasileiras S.A - Telebrás.

Na prática, esse GT terá como missão estratégica planejar e executar a construção de uma rede de satélites de comunicações e de observação da terra para uso pelas Forças Armadas Brasileiras na defesa dos interesses do País.

ComitePelos próximos 180 dias, as reuniões, ordinárias e extraordinárias, ocorrerão nas dependências do Palácio do Planalto, em Brasília, mediante convocação do representante do órgão coordenador, diretamente ligado a presidência. 

Ao final dos trabalhos, o Grupo Técnico apresentará ao coordenador do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro um relatório contendo o resultado dos trabalhos realizados pelo colegiado.

Centro Espacial de Alcântara

A criação do GT não foi a única decisão tomada pelo CDPEB na reta final de 2023. 

Um segundo Grupo Técnico foi criado com o propósito de elaborar diagnóstico e propor iniciativas interministeriais para a infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades do Centro Espacial de Alcântara.

Neste caso, compõem o GT o Ministério da Defesa; Ministério das Comunicações; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Comando da Aeronáutica; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; e Agência Espacial Brasileira.

Centro Espacial de Alcu00e2ntara Logo




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto