IAI aposta no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
importedlatam||Defensa|Po >

IAI aposta no Brasil

140722 Henrique Gomes IAI do Brasil
|

(Infodefensa.com) São Paulo – A Israel Aerospace Industries, ou IAI, desenvolve e fabrica sistemas e tecnologias para uso civil e militar de inteligência, vigilância, aquisição de alvo e aplicações Reconnaissance (ISTAR), alerta e controle e Homeland Security (HLS). Dando sequência a planos de investimentos no mercado brasileiro e sul-americano (mais de US$ 40 milhões investidos), e visando se adequar as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, a empresa adquiriu participação acionária minoritária da brasileira Avionics Services, uma companhia global, atuante nos mercados europeu, americano, russo e sul-americano, entre outros, e a única credenciada para realizar diversas vistorias técnicas em aeronaves a pedido da própria ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), possuindo mais de 12 anos de atuação no mercado de equipamentos aviônicos. Na atualidade, conta com uma equipe altamente especializada com mais de 85 colaboradores (entre técnicos e engenheiros) numa estrutura dividida entre engenharias de certificações, serviços, e desenvolvimento de novos produtos como por exemplo, simuladores de voo.

Anteriormente, os israelenses já haviam realizado operação semelhante com a IACIT, especializada em soluções para Defesa, Auxílio e Controle do Tráfego Aéreo e Marítimo, Comunicação, Meteorologia Radar e Redes Integradas (Tecnologias da Informação, Comunicação, Automação e Controle), e com a Dígitro em 2012, quando foi anunciado o desenvolvimento de um conjunto de soluções para Centros de Comando, Controle e Inteligência, controle de fronteiras terrestre marítimo e aeroespacial, incluindo-se o projeto de sensores inteligentes para a proteção de sedes de infraestrutura, plataformas de petróleo e centros públicos. Esse arranjo está capacitando a IAI para oferecer um amplo espectro de opções nos setores de veículos aéreos não tripulados (VANT), sensores embarcados, modernização de aeronaves de asa fixa e rotativa, concepção, instalação e integração de sistemas aviônicos, sistemas radares, capacidades ISR, simuladores avançados, etc.

IAI no Brasil

No momento, a Força Aérea Brasileira vem negociando com a IAI um contrato para o fornecimento de duas aeronaves multifuncionais do tipo Boeing 767 MRTT de transporte e reabastecimento em voo, com a possibilidade de uma terceira célula a ser adquirida posteriormente. A Polícia Federal já usa com sucesso dois exemplares do VANTUAS Heron no patrulhamento de fronteiras e vigilância de grandes eventos/áreas urbanas. A IAI também desenvolve projetos de radares e motores com a Marinha Brasileira, além da manutenção de motores para o mercado de aviação civil. Segundo declarações dadas por Henrique Gomes (CEO - Chief Executive Officer da IAI do Brasil) a reportagem de Infodefensa durante a FIDAE 2014, a empresa pretende instalar no país um centro de suporte tecnológico e formação de mão de obra que ficará baseado no Estado de São Paulo, e se movimenta para participar da licitação do SisGAAZ (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), da Marinha do Brasil, através de uma parceria com o Grupo OAS, a IACIT e a Módulo.

Fotos: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto