Força Aérea Brasileira recebe último P-3 Orion
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
importedlatam|||Po >

Força Aérea Brasileira recebe último P-3 Orion

20140729 P3 Orion Brasil Airbus
|

(Infodefensa.com) São Paulo – A Airbus Defense and Space realizou a entrega do último avião de patrulha e guerra antissubmarina (ASW) P-3 Orion da Força Aérea Brasileira. Transferida desde a cidade de Sevilha, na Espanha, a aeronave cruzou o Atlântico até a cidade de Salvador, estado da Bahia, onde ficará baseada. Nove aeronaves foram adquiridas para emprego operacional dos estoques da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) em 2006, e outras três foram desmontadas para o fornecimento de peças de reposição. Os trabalhos de upgrade foram realizados em Sevilha e Getafe.

Os nove P-3 Orion da FAB, equipados com o sistema Fully Integrated Tactical System (FITS), apresentam o "estado da arte" em sensores de missão, sistemas de comunicação e aviônicos de cockpit (Workstation), sendo capazes de realizarem missões de patrulha e esclarecimento marítimo de longo alcance, de dia ou a noite, missões de busca e resgate, e principalmente, missões de guerra antissubmarino, sua principal missão em combate. O sistema FITS foi projetado para prover capacidades integradas de comando, controle, computação e comunicações, inteligência, vigilância e reconhecimento (C4ISR) em uma grande área marítima.

A aeronave também pode ser utilizada como "posto de comando aéreo" no caso de ser necessário o emprego da força em uma Zona Econômica Exclusiva estabelecida no litoral brasileiro, dentre outras possibilidades de emprego. O contrato de modernização abrangeu ToT com qualificação de mão de obra brasileira e transferência de know-how entre empresas de defesa dos dois países. Novos motores e um retrofit estrutural detalhado garantem muitos anos de operação aos P-3 Orion da Força Aérea Brasileira, que passa a contar assim com a mais moderna frota de aeronaves de guerra antissubmarina da América do Sul.

Fotos: Força Aérea Brasileira



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto