40 viaturas Vlega Chivunk para o Exército Brasileiro em 2018
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

40 viaturas Vlega Chivunk para o Exército Brasileiro em 2018

Protótipo do Chivunk rebocando um morteiro pesado de 120 mm: alta mobilidade.
|

Após a conclusão do período de testes do lote piloto (10 protótipos fabricados por R$ 3,2 milhões/US$ 1,3 milhões) no primeiro trimestre de 2018, o Exército Brasileiro deverá contratar a produção e entrega de 40 exemplares da Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável (Vlega) Chivunk.

A viatura Chivunk é um Produto de Defesa (Prode) desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (Ctex) com base nas necessidades doutrinárias e operacionais das Forças de Ação Rápida (leia-se Brigada de Infantaria Paraquedista e Brigada de Forças Especiais).

Projetado para oferecer alta mobilidade em qualquer terreno, pode ser transportado por helicópteros médios (carga externa enganchada), ou por aeronaves de transporte militar C-130 Hércules/EDS KC-390 (até quatro viaturas empilhadas/encaixadas/prontas para lançamento por paraquedas, duas + duas).

Sua grande versatilidade em ações de reconhecimento/ataque, ressuprimento, transporte de material, evacuação de feridos e outras, tornam o Chivunk talhado para operar prioritariamente junto a tropas de operações especiais/para-quedistas.

A tração 4x4 e a robustez da suspensão independente nas quatro rodas conferem ao veículo excepcional mobilidade.

O chassi tubular extra-reforçado é preparado para resistir ao stress dos lançamentos a baixa altitude (fardos com dois veículos podem ser preparados para lançamento/empilhados como forma de ocupar menos espaço).

Em avaliação

O protótipo da Vlega Chivunk foi avaliado e homologado através do Relatório de Avaliação nº 019/11-CAEx, e o projeto encontra-se atualmente na fase final de avaliação do lote-piloto composto por 10 viaturas, fabricadas entre 2013 e 2017.

Os testes em andamento deverão ser concluídos até fevereiro de 2018 com o emprego dos veículos por frações de tropas paraquedistas e forças especiais, incluindo lançamentos pelo jato de transporte militar KC390.

O veículo para três militares pode ser usado como plataforma para morteiro de 120 mm e está armado, na sua versão padrão, com duas armas anticarro de infantaria Alac (rojões descartáveis de 81 mm) e uma metralhadora de apoio MAG em calibre 7,62 mm.

Transporta até 500 kg de carga e tem autonomia de 590 km.

Os 10 exemplares contratados em 2013 foram manufaturados na cidade de Barueri, interior do Estado de São Paulo, pela empresa Ceppe Equipamentos Industriais e Comércio Ltda, especializada na fabricação, desenvolvimento, manutenção e revitalização de veículos militares (blindados e viaturas leves), fabricação de veículos especiais (ambulâncias, caminhão cozinha, carros forte) e projetos especiais em mecânica, tubulações, estruturas metálicas, etc.

Ficha Técnica Chivunk:

Comp./Larg./Alt.:

4,68 m x 2,35 m x 2,00 m

Vão livre:

0,32 m

Ângulo de entrada / saída:

54,5° / 40,9°

Velocidade máx. / mín.:

120 km/h / 3,82 km/h

Rampa longitudinal/Lateral:

60% / 40%

Transposição de vau:

0,50 m

Obstáculo vertical:

0,36 m

Autonomia:

590 km

Guarnição:

3 homens

Capacidade de carga:

500 kg

Armamento:

1 Mtr 7,62mm MAG 2 Arma Leve Anti-Carro (ALAC/AT-4) 2 Para-FAL



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto