Exército Brasileiro vai modernizar 116 veículos blindados Leopard 1A5 BR
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Exército Brasileiro vai modernizar 116 veículos blindados Leopard 1A5 BR

Mais 15 anos de serviços para 116 dos Leopard 1A5 BR brasileiros
|

O Subprograma Forças Blindadas (SPrg F Bld), integrante do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP) determinou a atualização de até 116 viaturas blindadas de combate carro de combate Leopard 1A5 BR.

Essa frota deverá prestar mais quinze anos de serviço após receber a modernização.

O programa prevê a revitalização e completa revisão mecânica de componentes, modernização do sistema de controle de tiro com adição de computador balístico e telêmetro laser (medidor de distâncias), substituição do giro da torre com introdução de um punho de prioridade para o comandante do blindado, e a modernização dos optrônicos da guarnição, ou seja, uma atualização do EMES-18 e sistemas associados e do sistema de giro da torre, mais seguro de operar no modo elétrico.

O Leopard 1A5 BR atualizado deverá possuir também um Sistema de Comando e Controle C2 interoperável com o C2 da Nova Família de Blindados Sobre Rodas do Programa Guarani, permitindo a comunicação segura entre diferentes tipos de veículos blindados do Exército.

Não haverá alteração no nível de proteção blindada básica de toda a plataforma veicular, ou seja, o carro continua confiando em velocidade e mobilidade para sobreviver, já que também não irá receber adição de proteções passivas/ativas ou kits extras de blindagem.

O Projeto não deverá contemplar alteração no armamento principal, permanecendo em uso o veterano canhão Royal Ordnance L7A3 de alma raiada capaz de disparar granadas explosivas HEAT-T e HESH-T e munição cinética perfurante de blindagem do tipo Armor Piercing Fin Stabilized Discarding Sabot – Tracer (APFSDS-T), todas com alcance eficaz de 3,5 km em condições ideias de tiro.

Entre as empresas internacionais que já demonstraram interesse, a alemã KMW, através da sua subsidiária KMW do Brasil, e a israelense Elbit Systems já apresentaram propostas. Entre as brasileiras, ARES Aeroespacial e Defesa, Columbus Comercial Importadora e Exportadora Ltda e Equitron Automação também deverão apresentar propostas comerciais para atualização de 116 carros de combate Leopard 1A5 BR.

Possível substituição de parte da frota

Com essa linha de ação, o Exército Brasileiro dá sinais claros de que está buscando um MBT para substituir parte da frota de Leopard 1A5 BR, considerando-se a discrepância entre total de carros adquiridos em 2006 (230), e o número a ser atualizado (116).

Descontandos-se a taxa de atrito dos Leopard 1A5 BR, avaliada em menos de 20 % da frota ao longo de 15 anos, resultado de um contrato de suporte logístico integrado bem planejado, é possível antever uma aquisição de oportunidade para cerca de oitenta (80) até noventa (90) veículos de reposição de um tipo mais moderno e capaz.

Bastidores no Exército apontam consistentemente para a continuidade da doutrina alemã através da aquisição de carros de combate Leopard 2, especialmente com foco na versão 2A4, disponível no mercado europeu de material de emprego militar de segunda mão.

Essa opção teria a vantagem adicional de aproveitar toda a infraestrutura industrial instalada pela KMW do Brasil em Santa Maria (RS), facilitando a entrada em serviço dos carros adquiridos e propiciando escala, caso essas instalações venham a ser utilizadas também para os trabalhos de atualização dos 116 Leopard 1A5 BR a serem selecionados.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto