Lançado em 2013, o Programa Estratégico Guarani do Exército tem o objetivo de desenvolver e adquirir uma moderna família de blindados sobre rodas para o EB. Com capacidade para 11 tripulantes, as viaturas Guarani são os primeiros blindados brasileiros com proteção antiminas. Sua base foi construída para suportar até seis quilos de explosivo.
Possui capacidade anfíbia, podendo transportar até 11 militares (2+9). No quesito segurança, possui proteção antiminas sob as rodas, couraça e assentos individuais suspensos, além de possuir cinto de segurança de cinco pontas. Sua proteção balística é composta de blindagem contra tiros de 7,62mm perfurante e estilhaços de granadas de artilharia 155 mm, sendo preparada para receber blindagem adicional na forma de kits afixáveis ao chassis.
Em diferentes versões, esses veículos podem ser armados com metralhadoras de 12,7mm e 7,62 mm, montadas em torres manuais ou na estação remota de armamento REMAX. Outra versão, a UT-30 BR, emprega maior poder de fogo na forma de um canhão de 30 mm de fogo rápido. Um desenvolvimento importante para o modelo, uma nova torre e canhão de 30 mm (TORC 30-ARES Aeroespacial e Defesa), encontra-se no momento aguardando a liberação de recursos para a produção de um lote cabeça de série que seria empregado para criar a doutrina nesse tipo de armamento, que usa munição inteligente e tem capacidade antiaérea.
Outro desenvolvimento que encontra-se em stand-by é a versão de reconhecimento armado 8x8, dotada de canhão de 105 mm (opcionalmente 90mm). Devido aos custos implicados em prontificar e adquirir tais sistemas de armas, o Exército decidiu adiar esse projeto e focar seus recursos mais imediatos no recebimento de versões mais simples do Guarani.
No final de 2016, o governo brasileiro reafirmou o compromisso de aquisição dessas viaturas por meio de um contrato de R$ 6 bilhões para a produção de 2.000 exemplares com a Iveco Veículos de Defesa, parceira do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército no desenvolvimento do Guarani.
Ficha técnica
Tipo
Veiculo blindado de Transporte de Pessoal
Usuário
Exercito do BrasilArmamento
Metralhadora de 12,7 mm y 7,62 mm
Tripulación
2 tripulantes + 9 pasajerosBlindagem
Armadura à prova de balas de 7,62 mm perfuradores e lascas de granadas de artilharia de 155 mm