Brasil e Elbit Systems vão integrar sistema de comando e controle no veículo Unimog 5000
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Brasil e Elbit Systems vão integrar sistema de comando e controle no veículo Unimog 5000

Imagens: Roberto Caiafa
|

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil e a Elbit Systems, trabalhando no âmbito do projeto SIC²CFN (Sistema Integrado de Comando e Controle para o CFN), contrato sob responsabilidade da empresa israelense, estão preparando a integração de um posto de comando e controle móvel do SIC²CFN, e o primeiro veículo QT Unimog 5000 de terceira geração (entregue recentemente ao CFN) será a plataforma veicular.

Já o Sistema Integrado de Comando e Controle do Corpo de Fuzileiros Navais (SIC2CFN), da israelense Elbit Systems, tem por objetivos facilitar o gerenciamento das ações no campo de batalha, possibilitar a obtenção de dados, viabilizar a comunicação entre os elementos de combate e realizar ações de guerra eletrônica contra forças adversas.

O SIC2CFN é composto por quatro módulos, o de Gestão do Campo de Batalha, o de Artilharia, o de Comunicações e o de Guerra Eletrônica. Além disso, o sistema pode receber anexos de veículos aéreos não tripulados e seus sensores, comunicações via satélite e georreferenciamento de toda a tropa em uma carta digital, em tempo real (entre outras possibilidades).

Unimog 5000

O Unimog 5000 é bastante superior aos veículos de gerações anteriores, apresentando sistema inteligente de monitoramento computadorizado para o motor, sistema elétrico, de combustível e demais subsistemas funcionais, tudo funcionando com capacidade built-in test (BIT).

Freios ABS em todas as rodas, novo material para pneus e cinta de rodagem, nova transmissão, suspensão melhorada, centro de gravidade aperfeiçoado e manutenção com suporte digitalizado tornam os Unimog 5000 dos Fuzileiros Navais um dos mais modernos caminhões de emprego militar disponíveis no País na sua faixa de mercado.

O contrato assinado entre o CFN e a Mercedes Benz prevê um total de 90 veículos entregues nos próximos sete anos. O Unimog, com as suas possibilidades de equipamento e carroçamento, permite uma utilização especialmente flexível.

O seu conceito de suspensão único torna o veículo extremamente apto para o terreno. Além disso, devido à sua construção compacta e robusta, é manobrável e fiável.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto