Exército brasileiro adquire seis veículos Astros MK6
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Exército brasileiro adquire seis veículos Astros MK6

16º GMF receberá mais duas Viaturas Unidade de Controle de Fogo AV-UCF MK6. Imagens: Roberto Caiafa
|

O Comando Logístico do Exército Brasileiro, através da PORTARIA Nº 4-COLOG, DE 21 DE JULHO DE 2020, delegou competência ao Centro de Logística de Mísseis e Foguetes (C Log Msl Fgt), sediado no Município de Formosa-GO, para realizar processo de aquisição de três Viaturas Astros MK-6 contratadas anteriormente e o recebimento de outras três Viaturas Especializadas, novas.

Destinadas a complementar a 3ª bateria do 16º GMF, as três viaturas especializadas são compostas por uma Viatura Oficina Veicular e Eletrônica (AV-OFVE) MK6 e duas Viaturas Unidade de Controle de Fogo (AV-UCF) MK6, as quais serão distribuídas para completar a 3ª Bateria de Mísseis e Foguetes do 16º GMF.

O PEE Astros 2020

O Sistema Astros 2020 foi projetado para executar fogos de saturação de área sobre alvos compensadores de grandes dimensões e de grande importância tática.

Uma bateria do Sistema Astros possui até oito AV-LMU (Viatura Lançadora Múltipla Universal), três AV-RMD (Viatura Remuniciadora), uma AV-UCF (Unidade Controladora de Fogo), uma AV-OFVE (Viatura Oficina Veicular e Eletrônica), uma AV-PCC (Viatura Posto de Comando e Controle de Bateria), e uma AV-MET (Viatura Estação Meteorológica Móvel).

Atualmente suas viaturas possuem dois chassis distintos, Tatra e Mercedes-Benz, que resultaram duas versões para o sistema: MK3 e MK6.

A viatura oficina ou AV-OFVE provê o suporte em campo da complexa eletônica e mecânica das viaturas Astros 2020 quando operando no terreno. Já a AV-UCF é considerada como a mais dispendiosa viatura do programa, já que é responsável por comandar, ajustar e “trackear” os tiros para uma bateria de ate oito lançadoras e realizar o ajuste dos dados de tiro para o alvo, com elevada precisão e sem a necessidade de observador avançado, durante o dia ou à noite, mesmo em condições meteorológicas severas ou de baixa visibilidade.

A AV-UCF MK6 é composta de uma Equipamento Rastreador de Foguetes (AV-ERF), que é um sistema de radar para rastreamento de foguetes, instalado sobre uma plataforma que é a superestrutura AV-SCH, e também de um sistema de patolagem, composto de quatro cilindros hidráulicos, que proporcionam a necessária estabilidade para o radar.

A utilização da AV-UCF para o Sistema Astros II é crucial para o melhor aproveitamento da munição quando comparado com tiros calculados em fichas convencionais, além de eliminar a necessidade do observador de tiro.

Outro aspecto importante na utilização da AV-UCF nos dias de hoje é a necessidade de se entrar em posição rapidamente, realizar os tiros e sair também rapidamente. Uma vez que após atirar a bateria fica vulnerável aos fogos de contrabateria, a utilização da AV-UCF diminuiu bastante o tempo e aumenta a precisão dos cálculos de tiro através do seu computador.

Forte Santa Bárbara

O Forte Santa Bárbara está composto de um comando de artilharia, duas unidades de mísseis e foguetes (6º e 16º Grupos de Mísseis e Foguetes), um centro de instrução, um centro de logística, uma base de administração e uma unidade de busca de alvos.

Foi criado com a finalidade de reunir, em um único local, as organizações militares operacionais de mísseis e foguetes, um estabelecimento de ensino, um centro de logística, uma unidade de busca de alvos, unidades administrativas e um campo de instrução adequado para treinamento.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto