KC-2 Turbo Trader da Marinha do Brasil fará seu 1º voo em março de 2020
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

KC-2 Turbo Trader da Marinha do Brasil fará seu 1º voo em março de 2020

El Grumman KC-2 COD  ARR de la Armada brasileña
|

O primeiro de quatro aviões bimotores remotorizados Grumman KC-2 Turbo Trader, selecionados para executarem missões de entrega a bordo de navio-aeródromo / reabastecimento ar-ar (COD / AAR) deverá realizar seu primeiro voo de teste em março de 2020.

A informação foi passada pelo almirante-de-esquadra Ilques Barbosa Junior na tradicional mensagem (vídeo) de fim de ano do comandante da Marinha do Brasil.

Quatro células do veterano C-1A Trader, oriundas dos estoques da Marinha dos EUA (US Navy) estão sendo modernizadas pelas empresas Marsh Aviation e Elbit Systems of America para a configuração COD/AAR do KC-2 Turbo Trader, um contrato firmado em 20 de outubro de 2011 e avaliado em US$ 110 milhões.

Um curso com protagonista brasileiro

No final de 2017, a primeira turma de futuros pilotos de KC-2 recebendo treinamento nos EUA conseguiu destacar-se.

O oficial aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (T1/2013), capitão-tenente Ricson Raggio Mello, concluiu a etapa E2/C2 Pipeline, na US Navy.

Na fase inicial, foi realizado o curso intermediário em aeronave multimotor King Air (T-44 Pégasus) na cidade de Corpus Christi (Texas), onde o oficial obteve conhecimentos sobre a aviação de transporte multimotor.

Na segunda fase, o capitão-tenente participou do curso avançado em aeronave a jato (T-45C Goshawk), na base de Kingsville (Texas), tendo como objetivo o conhecimento para executar o pouso em porta-aviões.

Próximo à costa de Key West (Flórida), e operando a bordo do USS George H. W. Bush (CVN 77), o capitão-tenente Raggio, após executar todos os pousos enganchados, obteve a maior média entre os alunos que buscavam a qualificação, conquistando assim o cobiçado prêmio Top Hook.

No dia 15 de novembro de 2018, nas instalações da empresa Elbit Systems of America (ESA) em San Antonio (Texas), a Diretoria de Aeronáutica da Marinha realizou o primeiro acionamento dos motores de um dos quatro KC-2 Turbo Trader (o protótipo).

Na época acreditava-se que o primeiro voo ocorreria em setembro de 2019, com o início da campanha de ensaios e a sua entrega sendo efetivada no segundo semestre de 2021 (a data de entrega foi mantida).

1º Esquadrão de Transporte e Alarme Aéreo Antecipado (VEC-1)

A frota será operada da base aérea naval de São Pedro da Aldeia pelo 1º Esquadrão de Transporte e Alarme Aéreo Antecipado (VEC-1) em funções como reabastecimento em voo, lançamento aéreo de paraquedistas em altitudes de até 25.000 pés, infiltração de operadores de forças especiais, busca e salvamento, evacuação aeromédica, transporte de pessoal e carga, guerra eletrônica e reconhecimento, etc.

O reabastecimento em voo das aeronaves AF-1B/C e a operação em conjunto com o Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”, explorando a capacidade de comando e controle do navio com a utilização do radar 967 Artisan, permitirão ao KC-2 atuar como posto diretor tático no ar (PDTAR), realizar o guiamento de meio curso (alem do horizonte) de mísseis superfície-superfície e servir como elo de conexão aéreo/retransmissão de dados entre os novos submarinos de ataque S-BR e o alto comando da esquadra.

Isso comprova os planos da Marinha do Brasil de prover uma capacidade adequada de consciência situacional, a partir do ar, para um grupo tarefa de navios e submarinos operando tanto em águas marrons quanto azuis, contando com a proteção de aeronaves navais baseadas em terra do tipo AF-1 e KC-2.

Ficha Técnica KC-2 Turbo Trader

Os dois motores radiais Wright R-1820-8WA originais do C-1A foram substituídos pelos turboélices Honeywell TPE331-14GR equipados com hélices Hartzell HC-135MA-5 de cinco pás.

O cockpit analógico foi completamente modernizado com instrumentos de voo digitalizados da Elbit Systems/AEL Sistemas.

Cada aparelho contará com unidades auxiliares ESA RE100CS (APUs), geração autônoma de oxigênio a bordo (OBOGS), sistema de controle ambiental e novos sistemas de comunicação digital criptografado com opção de expansão para link por satélite (SATCOM).

Imagens: Marinha do Brasil/M7 Aerospace/Elbit Systems America



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto