Embraer entregou o quatro primeiros 'Super Tucano' para o Afeganistão
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Embraer entregou o quatro primeiros 'Super Tucano' para o Afeganistão

Afghanistan receives A 29 Super Tucano aircraft
|

O turboélice de treinamento avançado e ataque leve A-29 Super Tucano (fabricado nos Estados Unidos pela EDS/Sierra Nevada) registrou a chegada das quatro primeiras aeronaves a base aérea de Kabul (Aeroporto Internacional Hamid Karzai), Afeganistão, no último dia 15 de janeiro.

Essa entrega tem um significado especial para a EDS, já que o cumprimento dos prazos de entrega, após o treinamento nos Estados Unidos e posterior traslado para o Afeganistão foram cumpridos a risca pela empresa brasileira e sua parceira americana em Jacksonville, Flórida.

Exatamente o que o concorrente derrotado alegava que não poderia ser feito, ao contestar judicialmente por duas vezes a vitória da dupla EDS/Sierra Nevada.

Os Super Tucano afegãos disponíveis em Kabul estão prontos para combate, incluindo lançamento de bombas guiadas a laser e missões noturnas com emprego de NVG.

Esses aviões receberam chapas de blindagem nas laterais e parte inferior da fuselagem dianteira, protegendo o cockpit e o motor. Estão armados com metralhadoras pesadas nas asas e podem lançar foguetes, bombas diversas e mísseis ar-superfície como o Maverick e o Hellfire

Segundo autoridades da Força Aérea Afegã (Afghanistan Air Force), o IOC (Initial Operational Capabilities) será alcançado ainda no mês de fevereiro, com as primeiras surtidas de combate sendo realizadas nas províncias de Nangarhar e Helmand, onde forças rebeldes e grupos terroristas enfrentam o Governo Afegão.

Imagens: Afghanistan Air Force (AAF)/ USAF/ Afghanistan TV



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto