NPaOC Apa do BAE Systems, entregue a Marinha do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

NPaOC Apa do BAE Systems, entregue a Marinha do Brasil

OPV APAemPortsmouth low
|

(Infodefensa.com) Sao Paulo - O P.121 Apa, o segundo dos três OPV (Ocean Patrol Vessel) construídos pela BAE Systems, foi entregue a Marinha do Brasil, em uma cerimônia realizada na Base Naval de Portsmouth. A equipe da BAE Systems conseguiu fazer a entrega do segundo navio no espaço de um ano, após a assinatura do contrato de £133 milhões, prevendo o fornecimento de três Navios Patrulha Oceânicos (NPaOc) e os respectivos serviços de suporte.

A tripulação passará agora por um rigoroso programa de treinamento, incluindo áreas como práticas náuticas, componentes eletrônicos e propulsão.  A seguir, o navio partirá rumo a Plymouth, em janeiro, para treinamento FOST (Flag Officer Sea Training), incluindo treinamento em navegação e vigia, além de desenvolvimento e familiarização dos procedimentos operacionais de segurança.

O primeiro NPaOc de sua Classe, o Amazonas, foi entregue à Marinha do Brasil, em junho, e chegou a seu porto de destino, no Rio de Janeiro, no início de outubro.  Enquanto isso, a BAE continua trabalhando no terceiro navio, o Araguari, em Portsmouth, com previsão de entrega para abril de 2013.

Os Navios-Patrulha Oceânicos vão conferir ao Brasil maior capacidade marítima.  Munidos de um canhão de 30 mm e de duas metralhadoras de 25 mm, bem como de dois botes infláveis e um convés para pouso e decolagem de um helicóptero de porte médio, estes navios são ideais para a execução de operações de segurança marítima, nas águas territoriais brasileiras, incluindo a proteção das reservas de petróleo e gás do país.  Os OPV Classe Amazonas acomodam uma tripulação de 80 pessoas, com espaço adicional para 40 soldados ou passageiros embarcados, além de um amplo convés para armazenamento de contêineres.

O contrato, anunciado em janeiro de 2012, também prevê uma licença de fabricação de outros navios da mesma classe no Brasil, contribuindo, dessa forma, para o programa de reequipamento marítimo do país e para o fortalecimento de sua indústria naval.

rc/avs



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto