Submarino Riachuelo do Brasil lançará o primeiro torpedo F21 no final de outubro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Submarino Riachuelo do Brasil lançará o primeiro torpedo F21 no final de outubro

Riachuelo5
|

O submarino diesel-elétrico S-40 Riachuelo, primeiro exemplar que dá nome a classe, está realizando os últimos testes antes da sua entrega definitiva ao setor operativo da Marinha do Brasil. 

Na última terça-feira (28/09), o submersível iniciou mais uma saída ao mar com objetivo de validar a propulsão do submarino em todos os seus modos de controle, bem como testar o correto funcionamento dos sistemas responsáveis pelo lançamento do Torpedo de Exercício F21 , previsto para ser disparado no fim de outubro. 

Serão quatro dias no mar executando testes detalhados de propulsão; testes de manobrabilidade, guarita e salvamento e testes preparatórios para o lançamento do Torpedo de Exercício F21 a 70 milhas da Restinga de Marambaia, tradicional área restrita no litoral fluminense usada para testes de equipamento militar. 

Riachuelo3

O Torpedo Pesado F21, na versão operacional, apresenta o desempenho 50/50, ou seja, mais de 50 km de alcance, dependendo do perfil de disparo, e mais de 50 nós de velocidade na corrida final de ataque contra o alvo.

Guiado por fibra óptica que mantém o torpedo conectado ao submarino até a corrida final de ataque, quando avançados sensores acústicos assumem a missão, o F-21 é extremamente resistente a contramedidas de superfície ou submersas como decoys, sua inteligência computacional avançada (algoritmo) sendo capaz de descartar engodos e manter-se "travado" no alvo verdadeiro.

Essa capacidade dos sensores, a velocidade e o alcance tornam os submarinos armados com o F-21 em perigosos adversários, mesmo em um enfrentamento convencional x nuclear, devido a sofisticação de todo o sistema, diminuindo dessa forma a vantagem do submarino de propulsão nuclear durante combates submersos.

O torpedo F21 é o único novo desenvolvimento de torpedos pesados atualmente entrando em serviço no mundo. 

Torpedo


Suas características são significativamente superiores a todos os outros torpedos pesados atualmente em serviço. O F21 apresenta um diâmetro padrão OTAN (533 mm), tem seis metros de comprimento e pesa 1.550 kg.   Sua profundidade operacional de ataque está entre 10 m (33 pés) e 500 m (1.630 pés).

F21 foi planejado para evoluir tanto pelo fundo do mar como em áreas costeiras muito ruidosas e muito densas no tráfego marítimo. 

Além dos níveis de desempenho superiores, sua inteligência tática embarcada faz deste torpedo um precursor para o que os drones subaquáticos de amanhã poderão ser.

F21 caiafa euronaval1

Imagens: ICN/Naval Group

#ICN #INAVAIS #Riachuelo



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto