O lançador de foguetes blindado Armadillo TA-2 da brasileira Mac Jee passa com sucesso nos testes de tiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

O lançador de foguetes blindado Armadillo TA-2 da brasileira Mac Jee passa com sucesso nos testes de tiro

|

O veículo blindado leve 4x4 Armadillo TA-2, projetado e produxido pela brasileira Mac Jee, concluiu com sucesso sua primeira campanha de disparos de foguetes não guiados de 70 mm, no final de novembro, empregando as linhas de tiro do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) no litoral do Rio de Janeiro.

A partir de uma posição na linha de tiro, o Armadillo executou disparos um a um, salvas de 4 foguetes sequenciados e salvas de 12 foguetes disparados em rápida sucessão para garantir o efeito de saturação.

A Linha de Tiro 2 do CAEx trabalha com alcances máximos de 27 km, e toda instrumentação de teste necessária para validar a precisão dos disparos foi empregada, além do registro em vídeo por várias câmeras comprovarem a estabilidade na trajetória dos foguetes, o correto padrão de dispersão em voo e a eficácia do sistema lançador e sua integração ao veículo transportador, do tipo Humvee.

WhatsApp Image 2021 12 11 at 19.14.41 (22)

Imágenes: Mac Jee

O surgimento desse novo conceito tem despertado interesse em mercados como o Oriente Médio, África e Golfo Pérsico

No início de 2022, o protótipo Nº04 vai ser avaliado na Arábia Saudita, inclusive com disparo de foguetes "quentes" com ogivas reais, além de participar, de forma estática (exibição) em uma grande feira de Defesa daquele País do Golfo Pérsico.

Novas versões em estudo estão em fase avançada de concepção, como por exemplo, a utilização de mísseis antiaéreos MANPADS, convertendo o Armadillo em uma bateria móvel SHORAD, ou a versão desse sistema empregando mísseis anticarro guiados inteligentes (ATGM), todos utilizando o mesmo conceito de lançadores embutidos e máxima discrição operacional.

WhatsApp Image 2021 12 11 at 19.14.41 (17)

Imágenes: Mac Jee

O Sistema de Defesa Terra -Terra Made in Brasil

O Armadillo TA-2, projetado, fabricado e agora sendo testado pela Mac Jee, é um dos lançadores de foguetes mais leves, compactos e rápidos do mercado global, montado sobre plataformas 4x4 blindadas como HUMVEE, IVECO LMV, GAZ TIGR e similares QT.

Projetado e desenvolvido para condições extremas de operação, o veículo tem alto poder ofensivo e pode retrair o sistema de lançamento durante a fase não ofensiva.

Contando com um módulo pronto para disparo em sua plataforma de lançamento escamoteável e transportando outros três módulos de recarga em seu compartimento de munições, é possível ao sistema  lançar mais de 70 foguetes de calibre 70mm em poucos minutos.

WhatsApp Image 2021 12 11 at 19.14.41 (4)

Imágenes: Mac Jee

O Armadillo TA-2 apresenta múltiplas aplicações em qualquer exército moderno que deseje executar missões de complemento à bateria de artilharia, monitoramento de fronteiras, operações especiais, posto de artilharia avançado, escolta artilhada de comboios em áreas de conflito, defesa ágil e contra ataque de alta mobilidade a partir de bases avançadas em áreas de conflito, etc.

O Armadillo proporciona as Forças Armadas que o escolherem uma solução de lançamento discreta, plenamente operacional para abrir fogo em poucos minutos. 

Para alcançar esse desempenho, o veículo conta com comunicação integrada permitindo maior área de cobertura operacional; sistema de navegação avançado que permite localização mesmo com perda do sinal de GPS, alta mobilidade e baixo centro de gravidade durante deslocamentos e posicionamentos para lançamento. (fase não ofensiva), pode ser operado em todas as condições meteorológicas como chuva forte, tempestade de areia, calor extremo e frio, apresenta um alcance de disparo indireto (em elevação) de 10km e no modo de tiro direto (tenso) o alcance é de 3km.

Toda a eletrônica embarcada é integrada e/ou fabricada pela Mac Jee, e a modularidade do projeto permite ao cliente configurar o seu Armadillo com rádios, C2 de Combate e outras capacidades da sua Base Industrial de Defesa, integrando-os ao equipamento especificado e fornecido pela empresa brasileira.

WhatsApp Image 2021 12 11 at 19.14.41 (25)

Imágenes: Mac Jee




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto