Embraer C-390 Millennium mais próximo de ser adquirido por Índia e Angola
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >
Parceria

Embraer C-390 Millennium mais próximo de ser adquirido por Índia e Angola

O cargueiro militar poderá ser fabricado sob licença no País asiático dentro do Programa Make in India
Embraer3
Cúpula do B20. Foto: Embraer
|

Durante a realização da Cúpula do B20 em Nova Delhi, capital da Índia, o presidente da EmbraerFrancisco Gomes Neto, deu pistas importantes sobre a parceria entre Brasil e Índia que pode surgir envolvendo a produção do cargueiro militar C-390 Millennium sob licença no País asiático dentro do Programa Make in India. Gomes Neto co-presidiu o Grupo de Trabalho Inclusivo CGV para o Comércio e Investimento Global Resiliente.

O C-390 Millennium, oficialmente apresentado ao mercado indiano durante o evento AeroIndia 2023, realizado em janeiro, está buscando se posicionar junto ao mercado militar indiano, e na ocasião, a Embraer manteve diversos encontros para negociar uma proposta com relação ao jato cargueiro.

Embraer2Gomes Neto durante sua fala na Cúpula do B20: KC-390 tem grandes chances de ser produzido na Índia em parceria com o Brasil. Foto: Embraer

Segundo Gomes Neto "No próximo ano, o Brasil será o líder e anfitrião do G20/B20 e a oportunidade para expandir o ambiente de negócios e estabelecer novas parcerias dentro de uma das maiores comunidades empresariais do mundo, a ìndia, é absolutamente favorável, já que a Embraer Defesa e Segurança tem "pronto para entrega" uma aeronave militar de transporte na casa de 26 toneladas que poderia ser montada e finalizada/integrada na ìndia, em processo semelhante ao que existe hoje entre as unidades brasileiras, portuguesas e dos Estados Unidos da Embraer".

Gomes Neto citou como exemplo de parcerias anteriores entre a Embraer e instituições ou empresas indianas, a exitosa colaboração com o DRDO (Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa) no desenvolvimento do ERJ145 AEW&C (alerta aéreo antecipado, comando e controle), conhecido como Netra

A colaboração se daria dentro de esforços conjuntos nas áreas da defesa e aeroespacial entre os dois países "emergentes", alinhando-se com a visão da Índia de autossuficiência e impulsionando a segurança nacional num cenário global em evolução. 

O Brasil, que recentemente "alugou vaga" em um foguete indiano para colocar um satélite nacional em órbita, também assistiu durante a Cúpula do B20 a Índia colocar na superfície da Lua uma espaçonave não tripulada autônoma Chandrayaan-3, lançada pelo foguete LVM3-M4.

KC 390 Millennium transporte de veiculos pesados 3A capacidade de carga do KC-390 é ideal para levar equipamentos e tecnologias a qualquer ponto do enorme território indiano. Foto: EMAER

Embraer KC-390 para Angola?

A presença do presidente brasileiro Luis Inácio em Angola, durante visita oficial iniciada no dia 25 de agosto, revelou o interesse oficial do Governo Angolano em até quatro aeronaves Embraer C-390 Millennium para reequipar sua antiquada Aviação de Transporte

Os dois modelos de aviões militares de transporte mais modernos de Angola são datados da Guerra Fria, o Antonov An-72 e o Ilyushin Il-76, aeronaves criadas pla antiga União Soviética e que necessitam de uma logística a cada ano mais difícil e custosa devido a falta de suporte oficial de fabricante e fornecimento confiável de peças e componentes.

Quatro aeronaves C-390 novas dariam aos angolanos condições de aposentar gradualmente os jatos Il-76 e AN-72 e encerrar a carreira dos vetustos turboprops An-12, An-26 e An-32 mais antigos, restando os utilitários leves Kodiak-100 e C212 Aviocar.

A compra do C-390 Millennium por Angola não só manteria a capacidade "pesada" de transportar e lançar tropas e equipamentos, mas também ampliaria significativamente o alcance, velocidade, consciência situacional e flexibilidade operacional de missões, especialmente em voos noturnos em áreas "quentes" ou no reabastecimento em voo de seus caças pesados Sukhoi Su-27/30 Flanker.

Quais seriam os mecanismos de financiamento em uma potencial venda Governo a Governo dependeria de um posicionamento mais comercial do lado brasileiro. 

O atual presidente da Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), Jorge Viana, acredita que "Sem financiamento, crédito e garantias, não se exporta nada. O Brasil precisa atuar de forma mais incisava através de mecanismos como  o BNDES, a Camex e outros, com transparência e assertividade, de modo a aumentar sua participação no mercado aeroespacial do continente africano".

Jorge vianna apex do lulaO presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana. Foto:Agência Brasil

Uma boa escolha para Indianos e Angolanos

O jato Embraer C-390 Millennium alcançou a Capacidade Operacional Plena (FOC) com a Força Aérea Brasileira em abril de 2023. O certificado FOC ressalta sua prontidão para cumprir as missões conforme projetado e destaca a versatilidade do C-390, desde reabastecimento ar-ar/em voo (AAR) até evacuação médica, transporte aéreo de tropas e carga, combate a incêndios e muito mais. 

A habilidade da aeronave de operar em pistas curtas ou não pavimentadas mostra sua robustez, uma capacidade importantíssima nos vastos e diferentes cenários climáticos territoriais existentes na Ásia e na África.

FOC patcheC-390 Millennium: pronto para qualquer missão. Foto: Embraer


A confiabilidade e eficiência do avião fica evidente pelos requisitos mínimos de manutenção da plataforma e pela rápida reconfiguração por meio de kits de conversão. 

As capacidades operacionais em grandes altitudes alinham-se com as necessidades da Índia, particularmente no sector Norte, e a velocidade e capacidadede operar em pistas semi-preparadas na linha de frente atendem as necessidades angolanas.

As características modernas do C-390 e sua eficiente taxa de conclusão de missão permitem que a aeronave faça parte de uma equipe de resposta rápida para resolver problemas ao longo das vastas fronteiras da Índia ou dentro dela, e também apoiar missões humanitárias ou deslocar forças militares pelo continente africano.

Embraer seleciona Aeroplex para apoiar futura aeronave húngara KC-390C-390 Millennium: pronto para enfrentar os desafios de voar na Índia ou em Angola. Arte: EDS


Outro elemento importante do C-390 Millennium é que ele requer menos inspeções e manutenção sob demanda, combinado com sistemas e componentes comprovados e altamente confiáveis, o que reduz o tempo no solo e os custos operacionais gerais. 

Isso equivale a excelentes taxas de despacho (confiabilidade, capacidade de manutenção e disponibilidade) e baixos custos de ciclo de vida.

No caso de Angola, o suporte ao operador da Embraer está preparado para mitigar o impacto tecnológico na operação de uma aeronave avançada oferecendo cursos de formação para pilotos, tripulantes e pessoal de solo envolvido com tarefas de manutenção e apoio operacional, tornando a transição para o novo avião fluida, segura e dentro de custos aceitáveis. 

A Força Aérea de Angola já emprega aviões de treinamento e ataque leve Embraer A-29 Super Tucano há 10 anos (comprados a partir de 2013), e anteriormente sua Força Aérea já voava o Embraer T-27 Tucano.

Especificações Técnicas  
Fabricante:Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - EMBRAER – Brasil
Motor:turbo-hélice Pratt & Whitney PT6A-68C de 1.600 s.h.p
Desiginação Militar:A-29A
Comprimento:11,30 m
Envergadura:11,14 m
Altura:3,97 m
Peso Vazio:3.200 kg
Velocidade Máxima:590 km/h
Alcance:1.445 km (liso) e 2.855 km (com tanques externos)
Armamento:4 pontos sob as asas e 1 sob a fuselagem para canhão, metralhadoras, foguetes, bombas e mísseis

Super TUcano AngolaEmbraer A-29 Super Tucano da Força Aérea de Angola. Foto: Embraer



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto