O primeiro ministro da Malásia, Datuk Seri Anwar Ibrahim, reuniu-se com o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto para discutir oportunidades de investimento estratégico na Malásia.
Anwar está no Rio de Janeiro participando da Cúpula de Líderes do BRICS e se disse receptivo a idéia de aumentar a cooperação no setor de defesa e assim melhorar as capacidades de mobilidade aérea das Forças Armadas da Malásia (leia-se KC-390 Millennium). "O governo está comprometido em garantir que todas as formas de cooperação se traduzam em oportunidades de emprego de alto valor, transferência de tecnologia e crescimento econômico inclusivo para o povo da Malásia", acrescentou.
Sobre a reunião, Anwar, que também é ministro das Finanças, disse que as discussões abordaram o potencial investimento da Embraer na Malásia, incluindo colaborações com companhias aéreas malaias. "Enfatizei o compromisso do Governo de Madani com o fortalecimento do ecossistema da indústria da aviação", acrescentou.
A Malásia também está negociando o envolvimento da Embraer no desenvolvimento de centros de manutenção, treinamento de pilotos, cadeias de suprimentos e inovação em aeronaves de baixo carbono, em linha com a estrutura da Economia MADANI e o Plano Nacional da Indústria Aeroespacial 2030.
Também estavam presentes na reunião o vice-presidente global de relações institucionais da Embraer, José Serrador Neto, e o vice-presidente sênior e chefe da região Ásia-Pacífico, Raul Villaron.
O primeiro-ministro esteve acompanhado na reunião pelo Ministro dos Transportes, Anthony Loke, e pelo Ministro do Investimento, Comércio e Indústria, Datuk Seri Tengku Zafrul Tengku Abdul Aziz.
Indústria Aeroespacial da Malásia e a Embraer
O governo malaio está comprometido em fortalecer o ecossistema da indústria de aviação da Malásia e está pronto para ajudar os investidores nesse sentido.
O Primeiro-Ministro Anwar afirmou que isso será alcançado por meio de políticas favoráveis aos investidores, desenvolvimento de talentos locais e colaboração tecnológica de alto impacto.
Ele também disse que deseja tornar a Malásia um polo aeroespacial líder na região da ASEAN*, com uma força de trabalho altamente qualificada e um ecossistema industrial forte e competitivo.
* A região da ASEAN se refere à área do Sudeste Asiático, onde está localizada a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), uma organização regional que engloba dez países da região: Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.