S-41 Humaitá, novo submarino da Marinha do Brasil, é entregue pelo Prosub
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >
Indústria naval

S-41 Humaitá, novo submarino da Marinha do Brasil, é entregue pelo Prosub

O submersível irá patrulhar áreas de importância estratégica para o Brasil no Atlântico Sul e na Amazónia Azul
|

O S-41 Humaitá é o mais novo submarino diesel-elétrico da Marinha do Brasil, e o segundo dos quatro encomendados pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), um dos projetos estratégicos da Esquadra para ampliar a frota e desenvolver a indústria naval brasileira. 

O primeiro submersível, que dá nome a classe, foi o submarino Riachuelo, entregue em setembro de 2022. 


S-41 Humaitá

Com 72 metros de comprimento e velocidade de 37 Km/h na superfície, o submarino Humaitá está armado com torpedos pesados F-21, guiados por fibra óptica, ou seja, praticamente imune a decoys e contra-medidas, e mísseis MBDA Exocet anti-superfície, disparados pelos mesmos tubos usados para lançar os F-21, com o submarino submerso, uma capacidade inédita para a Marinha do Brasil.

O S-41 Humaitá fará o patrulhamento das áreas de importância estratégica para o Brasil no Atlântico Sul e da Amazônia Azul, como são chamadas as fronteiras marítimas do país.

“A condução competente do Prosub é digna de um reconhecimento especial, pois suas entregas não apenas ampliam e fortalecem nosso Poder Naval, mas também porque elevam a projeção do Brasil como um ator cada vez mais relevante no cenário internacional”, destacou o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, durante a cerimônia de incorporação do submarino ao setor operativo da Marinha, nesta sexta-feira (12), no complexo naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

53461378510 4506995759 cO ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, foi incisivo na defesa do PROSUB em seu discurso. Firma: MB


Na oportunidade, ele enfatizou ainda a indústria naval brasileira. “Reafirmo que faremos o que estiver ao nosso alcance para manter essa linha de produção ativa, garantindo o funcionamento desta excepcional capacidade industrial instalada e a retenção desta mão de obra altamente qualificada”.

Prosub – Atualmente, pelo Prosub, estão em andamento e em estágio de preparo para entrega, as atividades relacionadas aos submarinos convencionais Tonelero e Angostura e o de propulsão nuclear Álvaro Alberto.

53461377440 88dd693221 cO S-41 sendo manobrado pelos rebocadores de porto na Base de Submarinos. Firma: MB

O programa representa incremento da indústria naval e fortalecimento da economia brasileira, com destaque para a geração de empregos, em torno de 60 mil diretos e indiretos, e a capacitação de técnicos e engenheiros.


Estiveram presentes na solenidade o Embaixador da França, Emanuel Lenain; o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), General Marcos Antonio Amaro dos Santos; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa; o Presidente da Itaguaí Construções Navais, Renaud Poyet, além de outras autoridades militares e civis.

53460971126 88862b9c5f cO ministro da Defesa junto a autoridades militares e civis, com o S-41 ao fundo. Firma: MB

 



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto