O Programa Forças Blindadas do Exército Brasileiro tem como objetivo escolher um inédito Infantry Fight Vehycle ou IFV, para substituir o ainda numeroso M-113, e um novo carro de combate para substituir os longevos KMW Leopard 1A5 BR. No Corpo de Fuzileiros Navais, o Pro Adsumus busca um substituto para os SK-105 A2S Kourassier, caça tanques de origem austríaca.
Para atender ambos os programas, a BAE Systems está oferecendo o CV 90 120mm como a melhor solução, combinando escalabilidade de proteção, potência de fogo e mobilidade/velocidade em uma moderna plataforma de conceito "família" de 4ª geração, como já visto no CV90 MK IV IFV.
Essa oferta ganhou uma nova dimensão, o CV 90 120mm MK IV, uma completa atualização do veículo anteriormente proposto pela BAE Systems, agora com sensores de 4ª geração que empregam tecnologias de realidade aumentada iFighting.
Como em um cockpit de um jato de caça, esse sistema combina dados de diferentes sensores, funde essas informações e prioriza para visualização pela tripulação apenas as mais críticas, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e ampla consciência situacional.
O novo carro agora dispõe de proteção ativa soft kill por meio de decoys e granadas fumígenas de nova formulação, e hard kill com sistema de proteção ativa APS Iron Fist e sensores designados, que cobrem os 360º no entorno do veículo.
Outra atualização fundamental, que mantem o CV 90 120mm capaz de combater ameaças blindadas de qualquer porte, é a adoção do canhão L44A1 120mm de alta pressão, que apresenta o mesmo desempenho da arma utilizada pelos novos Leopard 2A8, porém em tubo mais curto e com um novo muzle break para dissipar as forças de recuo.
Essa canhão também traz a vantagem de possibilitar o emprego de munições mais modernas, pois foi projetado para disparar todos os cartuchos de 120 mm padrão OTAN, incluindo penetradores avançados de energia cinética (KE) DM53 e DM63, alto explosivo (HE), munições especializadas programáveis e mesmo as novas munições KE 2020 Neo.
O novo CV 90 120mm MKIV apresenta um auto loader compacto do tipo casseteira.
Estima-se que esse carregador automático possa suportar até 34 cartuchos de munição prontos para disparo, sendo capaz de selecionar entre cartuchos KE e HE rapidamente.
Acredita-se que esse sistema possa alcançar uma taxa de 12 disparos por minuto, com alimentação elétrica, sendo totalmente automatizado.