Boeing e Embraer assinam acordo de cooperação para o programa KC-390
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Boeing e Embraer assinam acordo de cooperação para o programa KC-390

Coletiva EDS BoeingAB
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo – A Boeing Company e a Embraer Defesa e Segurança assinaram hoje acordo de cooperação no âmbito do programa de desenvolvimento do novo avião de transporte KC-390. O acordo prevê o compartilhamento de conhecimentos técnicos específicos e a avaliação conjunta de mercados onde poderão estabelecer estratégias de vendas no segmento de aeronaves de transporte militar de médio porte.

“A Boeing tem grande experiência em aeronaves militares de transporte e reabastecimento em voo, assim como profundo conhecimento de clientes potenciais para o KC-390, em especial nos mercados que não foram incluídos no nosso plano de marketing original”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Este acordo reforçará a posição de destaque do KC-390 no mercado global de transporte militar” completou Aguiar.

A cooperação para o programa KC-390 é parte de um amplo acordo assinado pela Boeing e pela Embraer em abril deste ano, quando as empresas anunciaram cooperação em diversas áreas, incluindo funcionalidades para aeronaves comerciais que aumentem sua segurança e eficiência, pesquisa e tecnologia, bem como biocombustíveis sustentáveis para aviação. Boeing e Embraer vão analisar, em conjunto, o mercado de aeronaves militares de transporte de médio porte e possíveis parcerias comerciais. Essa análise de mercado incluirá potenciais clientes que não haviam sido considerados nas projeções iniciais de mercado para o KC-390. “A Embraer é uma líder global em inovação e ambos reconhecemos o valor de trabalhar em parceria para fornecer soluções acessíveis e de alta qualidade para os nossos clientes”, disse Dennis Muilenburg, Presidente e CEO da Boeing Defence, Space & Security. “Essa colaboração combina a comprovada excelência da Boeing em aeronaves de transporte militar com as realizações do KC-390 da Embraer, de forma a avançar ainda mais com esta aeronave altamente capacitada” destacou Muilenburg.

O KC-390 é um projeto da Força Aérea Brasileira, para o qual a Embraer foi contratada para desenvolver a aeronave, em abril de 2009. Trata-se do maior avião a ser produzido pela indústria aeroespacial brasileira e estabelecerá novos padrões para aeronaves de transporte militar de médio porte em termos de desempenho, capacidade de carga, flexibilidade e custos de operação. O Comando da Aeronáutica, responsável pelo gerenciamento técnico do programa, já assinou uma carta de intenção de compra de um lote inicial de 28 KC-390.

Negociações entre o governo brasileiro e seus correspondentes estrangeiros interessados resultaram na assinatura de cartas de intenção de participação no desenvolvimento e produção do KC-390 com Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca. Desses cinco países, três deles (Argentina, Portugal e República Tcheca) já firmaram contratos bem definidos de sua participação na fase de Definição Conjunta. No que tange à participação industrial, a FAdeA (Fabrica Argentina de Aviones Brigadeiro San Martin), a tcheca Aero Vodochody e a OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal já se preparam para cumprir tarefas específicas na produção do KC-390. Consta que uma comitiva da EDS visitou a Colômbia visando participação na implantação de uma planta industrial na região de Buenaventura para produção de partes da cabine.  O governo da Colômbia assinou carta de intenção de compra envolvendo 12 aeronaves do modelo.

Consumadas as parcerias já mencionadas, as expectativas concentram-se agora sobre o Chile. Signatário de uma carta de intenções para participar do projeto, o governo do Chile assumiu formalmente o interesse de adquirir seis aviões do modelo e negociações para que a estatal chilena ENAER (Empresa Nacional de Aeronáutica) participe da produção da aeronave estão em andamento.

Foto: Roberto Caiafa.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto